19/06/2020 as 08:57

LITERATURA

Pesquisador lança livro sobre trabalho escravo na contemporaneidade

Obra aborda a tentativa de ampliação do diálogo entre as ciências humanas e os problemas sociais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O pesquisador Lucas Carvalho lançou seu primeiro livro esta semana. A obra, intitulada "Trabalho Escravo Contemporâneo em disputa: direitos humanos, vida nua e biopolítica”, e foi publicada pela Editora Appris. Fruto de sua pesquisa de mestrado, na Universidade Federal de Sergipe, o estudo aborda o trabalho escravo contemporâneo em diálogo interdisciplinar com os estudos da biopolítica e da linguagem, trazendo, segundo o autor, uma tentativa de ampliar o diálogo entre a tradição intelectual das ciências humanas e os problemas que assolam o nosso cotidiano nacional. 

“O livro é resultado da minha pesquisa no mestrado em Direito da Universidade Federal de Sergipe, sob orientação da Profa. Dra. Flávia de Ávila. Já na graduação em Direito na Universidade Tiradentes, no grupo de pesquisa de direitos humanos do Prof. Dr. Ilzver Matos, realizei pesquisas sobre a promoção da igualdade racial por meio das ações afirmativas. No mestrado, decidi me dedicar ao estudo do fenômeno da escravidão contemporânea que, no Brasil, é reveladora da desigualdade e do racismo estrutural da sociedade brasileira”, conta. 

De acordo com o autor, o livro trata o tema numa abordagem interdisciplinar que combina diferentes campos do conhecimento, como Direito, Filosofia e Análise do Discurso. “Proponho uma análise sobre as discussões que ainda existem no âmbito do Poder Judiciário, do Legislativo e do Executivo sobre o que é trabalho escravo contemporâneo. A escravidão é reflexo de uma estrutura de poder. Apesar de existir uma definição na lei, há uma disputa em torno desse conceito que contribui para retrocessos nas políticas públicas de combate a este crime e na manutenção das vítimas em situação de vulnerabilidade e exploração violenta do trabalho”, explica.

Enquanto pesquisador em direitos humanos e também profissional do direito, o autor ressalta a defesa do papel dos profissionais da área, no sentido de visibilizar os problemas sociais e pensar caminhos que a sociedade mais justa e igualitária, objetivo de uma democracia.

“O trabalho escravo é uma grave violação de direitos humanos e está presente na história brasileira, apesar de ter sido formalmente abolido em 1888. É preciso compreender o fenômeno, expor as assimetrias sociais para poder contribuir com perspectivas transformadoras da realidade. Diante da minha ideia de uma abordagem interdisciplinar, o processo de pesquisa envolveu a participação em grupos de pesquisa e diálogo com pesquisadores do direito, da filosofia e da linguística. Participo de grupos de pesquisa na UFS e em outra universidade e, durante os dois anos do mestrado, pude me dedicar para construir este trabalho. Após a defesa da dissertação, em 2018, fiz uma atualização do trabalho para esta publicação”, detalha.

O livro foi lançado em duas versões, tanto impressa como em formato de e-book e já está à venda no site da editora Appris. ”Nos próximos dias também estará disponível nos sites da Amazon, Submarino, Livraria Cultura, entre outros”, finaliza.

|Da redação do JC Online

||Fotos: Divulgação