02/07/2020 as 08:30

DOCUMENTÁRIO

Série ‘Em Busca de Kardec’ documenta iniciação de cineasta francês no Espiritismo

Em território brasileiro, o viajante conhece o legado dos guardiões kardecistas, dentre eles o médium Chico Xavier, natural de Uberaba

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O cineasta francês Karim Akadiri Soumaïla mergulha pelo Espiritismo para ressignificar o luto pela morte da filha, Ifa. Ele parte da Europa para o Brasil, onde tem contato com a sua primogênita por meio de pintura mediúnica e descobre escritos inéditos do codificador da doutrina. Essa experiência é documentada pela série investigativa “Em Busca de Kardec”, na qual o protagonista é também diretor, co-roterista e narrador. O audiovisual estruturado em oito episódios estreou ontem, 1º de julho, no canal de TV por assinatura Prime Box Brazil.

A história desse pai se entrelaça no seriado por várias semelhanças. Soumaila testemunha em Paris o interesse do poeta Victor Hugo pelas mesas girantes no século XIX, após a morte da filha mais velha Léopoldine. Na Suíça, visita o Castelo de Yverdon, onde o menino Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), pseudônimo do ilustre codificador, estudou com o educador Johann Heinrich Pestalozzi. Allan Kardec se aproxima do Espiritismo depois de lutos pessoais. Ele foi contemporâneo da 3ª pandemia mundial de Cólera (1846-1860), que ceifou milhares de vidas, e de tensões políticas (Revoluções de 1830 e 1848), numa época do avanço científico e declínio da religião.

A investigação é embasada na pesquisa de Dora Incontri, prestigiada fonte acadêmica sobre o Espiritismo. A co-roteirista da série imprime narrativa imparcial e não proselitista, mas respeitosa, sobre essa que é a 3ª mais populosa religião do Brasil (Censo Demográfico – IBGE) e o maior movimento espírita do mundo, contrapondo-se ao adormecimento precoce na França, onde floresceu no Século XIX, depois de ter nascido nos Estados Unidos. O filme debate a ascensão das filosofias materialistas e niilistas no Século XIX, por meio da análise de obras originais, inclusive a primeira edição do Livro dos Espíritos. Entrevista sociólogos, historiadores, antropólogos, lideranças e praticantes.

Em território brasileiro, o viajante conhece o legado dos guardiões kardecistas, dentre eles o médium Chico Xavier, natural de Uberaba. Também constata divergências entre diferentes correntes no país. Como discernir o verdadeiro do falso e evidenciar a fraude? Os puristas fazem questão de distinguir. Soumaila dialoga com estudioso do sincretismo afro-brasileiro, do Candomblé e da Umbanda, para entender o enraizamento das filosofias pós-morte no Brasil.

De descendência afro-caribenha, com raiz Yorubá de Benin, o cineasta parisiense se aproxima das tradições religiosas de Salvador. É também na capital baiana que recebe mensagem perturbadora com pintura da fisionomia de sua filha, Ifa, falecida em acidente quando adolescente, transmitida por Florêncio Anton. O médium é o fundador-dirigente do Grupo Espírita Scheilla e acumula a produção de mais de 27 mil telas pintadas, incorporado por 105 pintores desencarnados. A lista abrange Rembrandt, Picasso, Renoir, Van Gogh, Monet, Da Vinci, Lautrec e Chagall.

No episódio final, Karim Akadiri Soumaïla se depara com cartas e manuscritos de Allan Kardec localizados em São Paulo, onde é radicado. O acervo, que lançará luzes sobre os primórdios do espiritismo, passa por tradução para o português e digitalização. O pesquisador paulista Silvino Canuto de Abreu (1892-1980) recebeu esses manuscritos antes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), salvando-os dos nazistas que invadiram Paris. Os materiais estão sob tutela da Fundação Espírita André Luiz (Feal).

“Em Busca de Kardec” é uma série original da LightHouse Produções Cinematográficas com produção de Ricardo Fadel Rihan. O profissional tem em sua filmografia os longas-metragens “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”, “As Mães de Chico Xavier” e “O Filme dos Espíritos”, além do thriller político “REAL – O Plano por trás da História”.

|Foto: Divulgação