20/08/2020 as 14:02

TRADIÇÃO

PL propõe Procissão dos Vaqueiros como Patrimônio Cultural de Sergipe

A propositura destaca que, além de ser um cortejo de muita fé, a festa leva renda a muitos moradores do município e da região

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado Luciano Pimentel (PSB), teve aprovado na sessão desta quinta-feira, 20, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei Ordinária nº 174/2019, que institui a Procissão dos Vaqueiros, como Patrimônio Cultural do Estado de Sergipe.

O evento é realizado anualmente em setembro, no município de Nossa Senhora das Dores, como parte da programação alusiva à festa da padroeira. Há cerca de 70 anos, os cavaleiros percorrem a sede do município, saindo da Capela São José, no bairro Volta, até a Igreja Matriz, local da bênção solene.

A propositura destaca que, além de ser um cortejo de muita fé, a festa leva renda a muitos moradores do município e da região.

“Dessa forma, entende-se a importância de constituir a Procissão dos Vaqueiros de Nossa Senhora das Dores, como patrimônio cultural imaterial do Estado, por ser importante instrumento na manutenção da cultura sergipana, e assim incluir no calendário oficial de eventos de Sergipe”, justifica o deputado Luciano Pimentel no Projeto de Lei.

Fonte: Rede Alese