27/08/2020 as 08:58

AUDIOVISUAL

Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa celebra a diversidade do cinema

Com quatro filmes inéditos no Brasil, evento online acontece de 28 de agosto a 27 de setembro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa celebra a diversidade do cinemaDivulgação

O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), com correalização do Sesc São Paulo-Serviço Social do Comércio e CineSesc e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, promove de 28 de agosto a 27 de setembro a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa.

Realizado exclusivamente online no site mundoarabe2020.icarabe.org e na plataforma Sesc Digital (sescsp.org.br/cinemaemcasa / de 31 de agosto a 27 de setembro), o evento trará quatro filmes inéditos no Brasil e uma seleção especial dos destaques da mostra, que nos últimos 15 anos projetou-se no cenário internacional e integrou-se ao calendário cultural da cidade de São Paulo.

A curadoria da Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa foi idealizada como resposta ao alastro da pandemia, buscando filmes que abordassem a inovação e a singularidade na forma cinematográfica e a linguagem subjetiva, evidenciada pelo híper-realismo e seu diálogo com temáticas humanas e universais.

Além dos filmes inéditos no Brasil, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa fará uma retrospectiva de filmes exibidos em suas mostras anteriores, dividida em três blocos: “Cinema Árabe e Poesia: Trilogia do Deserto e Dunia”; “A maestria de Julia Bacha e Arturo Hartmann – os cineastas brasileiros na Palestina”; “Os Árabes no Brasil”, que inclui a obra-prima documental “Heranças”; e “Os Caminhos dos Mascates”.

Ao comentar sobre o documentário inédito Gaza, que abrirá esta edição da mostra, o diretor cultural do ICArabe, Arthur Jafet, reitera a importância do gênero: “Em termos de forma, o cinema-documentário – ou não ficção – é onde se encontra a experimentação mais ousada e imaginativa. Filmes-documentários foram exibidos em locais incomuns, acessíveis por iniciativas independentes da sociedade civil, e ativistas também realizaram exibições e discussões com cineastas que foram vívidas e memoráveis”.

Além da programação de filmes, a mostra realizará encontros online com participações de diretores e convidados especiais.

A abertura será realizada dia 28 de agosto, às 18h, no YouTube e pelo Zoom, seguida pela exibição do documentário “Gaza”, dos diretores Garry Keane e Andrew McConnell, na plataforma da mostra.

Após a abertura, todos os filmes ficarão disponíveis na plataforma da mostra e podem ser assistidos pelos usuários cadastrados em quaisquer dias e horários, entre 29 de agosto e 13 de setembro.

Na plataforma digital do Sesc as exibições ocorrerão às segundas-feiras, dias 31 de agosto, 7, 14 e 21 de setembro. A cada semana um filme novo estreia e fica disponível ao público por sete dias.

PROGRAMAÇÃO

Eventos da mostra (no canal do YouTube do ICArabe e no Zoom): 

28 de agosto, às 18h

Abertura da Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa

Professor Mohamed Habib, presidente do Instituto da Cultura Árabe-ICArabe

Rubens Hannun, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira-CCAB

Danilo Santos de Miranda, diretor do Departamento Regional do Sesc-SP

Soraya Smaili, fundadora do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) e idealizadora da Mostra Mundo Árabe de Cinema

Arthur Jafet, diretor Cultural do Instituto da Cultura Árabe – ICArabe

Silvia Antibas, diretora Cultural da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB)

Pré-estreia do filme “Gaza” na plataforma da Mostra

3 de setembro, às 17h

Bate-papo online

Soudade Kaadan, cineasta síria do filme The Day I lost my Shadow, vencedor do Leão do Futuro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2018; e produtora de cinema graduada pela Université Saint Joseph-USJ, Líbano

Professora Esther Império Hamburger, professora-titular de História do Cinema e do Audiovisual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-USP

Flávia Guerra, documentarista, curadora e crítica de cinema; jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-USP

 4 de setembro, às 16h 

Bate-papo online

Eric Motjer, diretor, documentarista e produtor, formado na Universitat de Barcelona; é o cineasta de Beirut - La Vie en Rose

Professor Roberto Khatlab, historiador, graduado em Filosofia Oriental pelo Institut Saint Paul; responsável pelo Departamento da América Latina do Centro de Estudos sobre Emigração Libanesa da Notre-Dame University-Louaize (NDU) e diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Université de Saint-Esprit de Kaslik (USEK), Líbano.  

Professor Salem Hikmat Nasser, doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo-USP, é professor de Direito na FGV-SP.

Natália Nahas Carneiro Maia Calfat, cientista social, doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo-USP

Eduardo Mossri, bacharel em interpretação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-USP, participou da novela Órfãos da Terra e do espetáculo Cartas Libanesas

11 de setembro, às 17h

Bate-papo online

Garry Keane, cineasta do filme Gaza, é formado na Irish National Film School, Irlanda; seus documentários foram indicados para 11 prêmios da Academia Irlandesa de Cinema e TV.

Professora Arlene Clemesha leciona história árabe contemporânea na Universidade de São Paulo-USP; foi representante da sociedade civil brasileira na ONU através da Rede Internacional pela Palestina (UN-ICNP).

Diogo Bercito, jornalista da Folha de São Paulo, especializado em assuntos ligados ao Mundo Árabe e autor do blog Orientalíssimo.

 |Foto: Divulgação