21/09/2020 as 10:45

CULTURA

‘Primavera dos Museus’ acontece de 21 a 27 deste mês

A 14ª edição do evento apresenta novo formato com exibições em redes sociais e na Tv Aperipê

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A 14ª Primavera dos Museus é uma iniciativa de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos.

Seguindo as orientações das autoridades de saúde na adoção de medidas no enfrentamento ao novo coronavírus, o Ibram permanece com a recomendação em não desenvolver eventos presenciais. Por conta disso, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SIEM), apresenta uma programação especial por meio da Aperipê TV e redes sociais sobre a 14ª Primavera dos Museus, no período de 21 a 27 deste mês.

Com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”, a Funcap irá divulgar nas redes sociais e na emissora pública vídeos com as ações das seguintes unidades: Museu Histórico de Sergipe, Fundação Projeto Tamar, Museu Afro Brasileiro de Laranjeiras, Museu da Gente Sergipana, Museu Artístico e Histórico de Itabaiana Antônio Nogueira, DARQ-UFS Webnar “Gestão de Tecnologias em Acervos sob a Perspectiva da Arqueologia e Museologia”, Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, Museu de Arte Sacra de Laranjeiras, Museu de Arqueologia de Xingó, Casa de Cultura João Ribeiro e Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe. “A temática deste ano com referência à transformação se baseia no que o mundo atual vivencia com a necessidade de se reinventar, ou seja, mesmo em um ano atípico, eventos importantes como a Primavera dos Museus não deixarão de ocorrer e, para isso, contamos com a tecnologia na produção de conteúdos elaborados por representantes das unidades culturais e científicas do Estado.

Ao final, será desenvolvido um Seminário Online com o tema Museus na pandemia”, afirmou a presidente da Funcap, Conceição Vieira. Para a coordenadora das Unidades Culturais da Funcap e do SIEM, Célia Carvalho, será uma válida oportunidade de divulgar os espaços, através das plataformas digitais e pela Aperipê TV. “A ação permitirá que mais sergipanos conheçam o trabalho executado nestas unidades”, finalizou.