12/01/2021 as 12:07

CINEMA

Abertas as inscrições para as mostras competitivas do Curta-SE 20

O resultado dos 40 filmes selecionados para as mostras competitivas será divulgado em 1° de março, quando também ocorrerão as exibições, de 23 a 26

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Abertas as inscrições para as mostras competitivas do Curta-SE 20

Com o tema “Eu não sou um Robot”, a 20ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta- SE) continua até março deste ano. Agora, acontecem as inscrições gratuitas para as mostras competitivas iberoamericanas, com ênfase em curtas sergipanos e nacionais. Por isso, realizadores interessados devem ficar atentos ao prazo – até o próximo dia 29 – para inscrever as produções audiovisuais através das plataformas virtuais Movibeta e Click for Festivals. E mais: antes de efetuar as inscrições é necessário fazer um cadastro para ter acesso ao festival.

O resultado dos 40 filmes selecionados para as mostras competitivas será divulgado em 1° de março, quando também ocorrerão as exibições, de 23 a 26, no Cine vitória, caso o novo coronavírus esteja em situação de controle, senão, as mostras seguem no formato virtual. Realizado pela AVBR Produções, através do edital de produção e exibição audiovisual da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE) pela Lei Aldir Blanc, o Curta-SE 20 teve início em novembro do ano passado, com o patrocínio do Sebrae-SE e continua este ano com recursos provenientes do edital da Lei Aldir Blanc, através da Fundação de Arte e Cultura Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), Governo de Sergipe, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Também recebe apoio do Cine Vitória, Avanca Film Festival 2020, Museu da Gente Sergipana, Mostra Cinemas do Brasil e Distribuidora Madrid en Corto.

De 14 a 18 de dezembro, o evento realizou Mostras Informativas nas formas presencial, com entrada franca, no drive-in do Museu da Gente Sergipana, e on-line através do site www.mostracinemasdobrasil. com.br. Durante o período, os cinéfilos de plantão puderam acompanhar mostras de curtas e longas nacionais e internacionais. Dentro da programação foi possível ter acesso a obras que abordavam a pandemia e o cinema, obras dirigidas apenas por mulheres e outras temáticas. Um dos grandes destaques da programação deste ano foi a “Mostra de curtas – Festivalzinho – Acessibilidade”, que expõe curtas infantis com audiodescrição e interpretação através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A intenção foi mostrar que a arte deve ser acessível a todos os públicos.