10/02/2021 as 09:33

FOLIA DE MOMO

‘Folia da Gente’ resgata cem anos de história do Carnaval em Sergipe

O programa especial será exibido nos próximos dias 12 e 19, na TV Atalaia

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

‘Folia da Gente’ resgata cem anos de história do Carnaval em Sergipe

Colorido em festa, brilho e risos. Carnaval é de encher os olhos e fazer qualquer corpo dançar (ou arrepiar!) a cada batuque de lata, a cada dedilhar da guitarra ou sonoridade dos instrumentos de sopro. “Ah, imagina só essa mistura...” e já cantarole aos quatro cantos que “Sergipano bom, sergipano legal tem que gostar de praia, futebol e Carnaval”, pois foi pensando na alegria das memórias carnavalescas, na saudade atual da grande festa de rua e num resgate centenário da folia que o Instituto Banese e a TV Atalaia somaram os confetes e serpentinas para a realização do “Folia da Gente”.

O programa especial tem como palco o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda e chegará aos sergipanos em casa através da exibição nos próximos dias 12 e 19, às 18h, no canal 8. Homenageando grandes nomes do Carnaval de Sergipe, o programa especial homenageia grandes nomes do Carnaval do Estado, sendo o trio João de Barros (Barrinhos), Hilton Lopes e Antônio Lisboa o roteiro dessa festança.

Com a apresentação de Valadão, a Folia da Gente resgata o programa de auditório com direito a desfiles de fantasias, jurados e shows artísticas da banda Estação da Luz e da cantora Karla Isabella, grandes referências dos carnavais locais. Na “comissão de frente” do roteiro momesco, o carnavalesco Gladston Santos destaca toda a diversão e resgate histórico de um centenário saudoso. “Foi prazeroso esse convite. Fizemos um resgate da folia e apresentamos algumas pessoas que ainda fazem parte desse glamour que é o Carnaval, a exemplo a rainha de Carnaval do ano 1983, Denise de Moraes; o Rei Momo Augusto Lessa em homenagem a Lisboa, Rose Silva como Carmem Miranda; e resgatamos Nazaré Carvalho que foi a primeira Rainha da Atrizes, no primeiro Baile dos Artistas. Ou seja, um grupo que tem uma história gostosa de se contar. E nesse momento que estamos vivendo surgiu essa oportunidade de fazer com todo os cuidados possíveis. O importante é que o brilho reinou, o glamour da própria época reinou que são as fantasias, a alegria e satisfação de dançar o Carnaval em clubes ou blocos, o que fosse”, declarou.

Para além das gravações no auditório do Museu da Gente Sergipana, o Carnaval sergipano também será rememorado por meio de relatos orais de quem viveu experiências carnavalescas ao lado deles e através de registros em vídeos e fotografias. “É uma retrospectiva histórica dos carnavais de Sergipe, principalmente de Aracaju. Ao longo de dois dias, faremos um apanhado de um século de história de Carnaval mostrando toda essa trajetória, as pessoas que fizeram esses momentos marcantes no Carnaval sergipano. Assim como os demais eventos que fazemos, como São João, o Natal da Gente e o Concerto com o pianista João Ventura, esse é mais uma forma de continuarmos levando a informação e mantendo a interlocução com artistas, o público que visita museus e toda a sociedade de forma democrática através do canal aberto de tevê”, ressaltou o superintendente do Instituto Banese, Ezio Deda.

Para a empresária Grace Franco, a proposta da Folia da Gente é levar diversão e conhecimento da grande festa popular. “É momento peculiar e a gente precisa entregar alegrias e o Carnaval vem resgatar esse propósito, então junto com o Instituto Banese, a TV Atalaia que é a teve dos sergipanos, que valoriza as raízes que busca a cultura do nosso Estado nada melhor que unir as partes e homenagens a João de Barros, o ‘Barrinhos’; o Hilton Lopes e Lisboa, com o que eles fizeram de melhor para ativar a nossa cultura. Todos empenhados nessa entrega, cada consciente do próprio papel. Foi um conceito muito trabalhado e definido de maneira compartilhada que acabou sendo esse programa de jurados que deu um tom forte para o público presente contar os momentos carnavalesco e viveram e mostrar ao nosso público de casa”, disse.

|Foto: Diego DiSouza/Divulgação