21/09/2021 as 10:19

CINEMA

Dona Bebé do oratório: vida e obra é reproduzida em longa-metragem

Produção vai disputar um 'Kikito', no Festival de Cinema de Gramado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A empresa cinematográfica Cine Curta, de Aracaju, está concluindo as gravações do filme longa metragem (duas horas de duração) que conta a história de vida de Genésia Fontes, mais conhecida como “Dona Bebé do Oratório”. A meta é realizar a pré-estreia em fevereiro de 2022 na capital sergipana e o lançamento em março do mesmo ano.

A produção vai disputar um “Kikito”, no Festival de Cinema de Gramado (RS). A produção do filme, dirigido por David Kleiton, tem no elenco cerca de 200 atores formados e figurantes, em sua quase totalidade de Aracaju, Riachão do Dantas, Laranjeiras e Propriá. Entre os artistas está Gení Carvalho, atriz e produtora.

Ela interpreta Bebé na quarta e última fase do filme, a ser gravada nesta quarta-feira, 22. O filme é baseado no livro “Dona Bebé do Oratório – Uma mulher de Deus e mãe dos pobres”, de autoria do padre Isaias, e algumas outras pessoas ouvidas pela equipe de produção. Segundo Geni, a história de Dona Bebé é contada através de gravações realizadas em Riachão do Dantas (terra natal de Genésia Fontes), Aracaju (onde ela exerceu intensas atividades no oratório e no Hospital São José), Propriá e Lagarto.

Quem foi Bebé Genésia Fontes nasceu em 22 de setembro de 1890 e faleceu no dia 14 de setembro de 1960, vítima de um acidente ocorrido na Rua João Pessoa, em Aracaju. O seu trabalho social continua vivo e as suas ações estão na lembrança de muitos sergipanos. Dona Bebé era uma mulher de origem humilde e isso pode ter lhe despertado a vocação, ainda na juventude, para cuidar da educação de crianças e adolescentes de classe baixa e órfãos. Conforme o livro publicado pelo padre Isaias, o trabalho dela em favor dos mais pobres teria iniciado em 1914, em uma choupana, construída com o auxílio de doações de pessoas da comunidade.

Em um curto espaço de tempo, apenas quatro anos, cerca de 300 crianças e adolescentes já estavam recebendo assistência social, orientação educacional, religiosa e musical, além de servir como internato para órfãos. Já com a idade avançada, Dona Bebê, pediu ajuda ao então de bispo de Aracaju, Dom Fernando Gomes, que conseguiu colocar a Congregação das Irmãs Ministras dos Enfermos de São Camilo (Camilianas), em 1852, para atuar junto com Bebé. O seu oratório funciona ainda hoje na Avenida Desembargador Maynard.

Sinopse
O filme conta a história de Genésia Fontes, mais conhecida como ‘’Dona Bebé do Oratório’’, um exemplo de solidariedade e caridade que dedicou sua vida a acolher e cuidar das crianças e jovens carentes da cidade de Aracaju, um desejo que despertou desde sua adolescência, sua pureza e dedicação, tocava e comovia a todos que a conhecia, e apesar de todas as dificuldades para manter sua obra nunca abandonou a fé, nem seu amor ao próximo.

|Fotos: Divulgação