21/09/2021 as 11:35

ARTE

Museu da Gente Sergipana participa da 15ª Primavera dos Museus

Essa edição, de tema “Museus: perdas e recomeços”, tem como foco refletir sobre as experiências e superações vividas em tempo de pandemia

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda participa da 15ª Primavera dos Museus, evento realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com as visitas presenciais suspensas, a programação acontece principalmente online no YouTube do Instituto Banese, de 23 a 25 de setembro. Essa edição, de tema “Museus: perdas e recomeços”, tem como foco refletir sobre as experiências e superações vividas em tempo de pandemia.

Como local de preservação de memórias, o museu tem a capacidade de reconstruir histórias e transformar perdas em novos começos. Portanto, torna-se um importante espaço de reflexão e acolhimento. A primeira atividade será a Oficina “Cultivo de horta em materiais reutilizáveis”, na próxima quinta, 23, às 15h, no lado lateral do estacionamento do museu. Coordenada pelo engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Ivan Siqueira Barreto, e voltada para alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Atheneu Sergipense, a atividade tem como objetivo disseminar a cultura de sustentabilidade e promover a conscientização ambiental na reutilização e reciclagem de materiais. Na manhã de sexta, 24, às 10h, ocorre a exibição do encontro “Perdas e Recomeços”.

No intuito de dialogar sobre a importância da arte e cultura, em especial durante o período mais restritivo da pandemia, convidamos autores de vídeos selecionados do edital “Quarentena da Gente”. Também estarão presentes professores de escolas de Sergipe para falar de suas experiências e ações culturais que eles estão desenvolvendo para a retomada das aulas. Já no sábado, 25, às 20h, para celebrar o início da Primavera como momento de florescimento e recomeço, será exibido o show “Milton por Dois”, de Raquel Diniz e Saulo Ferreira. A apresentação consta de releituras de canções de um dos maiores ícones da música brasileira, o cantor, compositor e multi-instrumentista Milton Nascimento. No repertório, canções consagradas como “Travessia”, “Cais” e “Clube da Esquina 2”. A Primavera dos Museus é realizada conjuntamente entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram. A temporada de eventos acontecerá em 296 cidades brasileiras, incluindo shows, teatro, semiMuseu da Gente Sergipana participa da 15ª Primavera dos Museus  acontece principalmente online no YouTube do Instituto Banese nário, exposição, cinema, visita mediada, debate, lançamento de livro, workshop e festival, entre outros.

QUANTAS PRIMAVERAS!
Em 2021, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) celebra os 15 anos da Primavera dos Museus. São 15 estações fortalecendo os laços entre os museus e a sociedade, bem como ampliando o público que frequenta esses espaços. Em face à pandemia, a 15ª edição do evento propõe como tema “Museus: perdas e recomeços”, numa reflexão sobre a atuação dos museus nesse momento tão delicado. Com mais de 680 inscritos e 1.700 atividades distribuídas por André Moreira todo o Brasil, número expressivo para o contexto atual, esta Primavera, tal qual novo ciclo, é marcada pelo momento em que várias instituições, sob os protocolos necessários, retomam as atividades presenciais e o contato com o público, razão de ser dos museus e onde a prática museal se completa em sua essência. Museus, centros culturais e instituições de memória de todo o Brasil realizarão, inspirados no tema proposto, diversas atividades, como seminários, exposições, apresentações artísticas, debates, entre outras programações. Como campos de convergência da experiência humana, sejam elas sociais, históricas ou artísticas, os museus proporcionam um reencontro. Repositórios de vivências e emoções podem ser, também, ambientes individuais e coletivos da capacidade de superação e reinvenção