28/09/2021 as 10:31

DANÇA

Nu Tempo Dance representará Sergipe em Festival Internacional de Dança

Para a participação efetiva de todos, a companhia está com uma campanha de financiamento coletivo ativa na plataforma Vakinha.com.br

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nu Tempo Dance representará Sergipe em Festival Internacional de Dança

Acompanhia Nu Tempo Dance está nos preparativos corpóreos e financeiros para embarque com destino a Fortaleza (CE), onde participa do Festival Internacional do CBDD, que acontecerá de 28 a 31 de outubro. Na oportunidade, oito bailarinos apresentarão o espetáculo “Lembranças de Uma Nova Era”, adaptação do premiado “Lembranças de uma Época”, lançado em 2019 e que conquistou o público argentino com as cores e sons sergipanos.

Para a participação efetiva de todos, a companhia está com uma campanha de financiamento coletivo ativa na plataforma Vakinha.com.br para custear a viagem da turma que representa Sergipe no evento. “A nossa pretensão é levar todos os oito bailarinos e, para isso, precisamos de recursos para cobrir os gastos com hospedagem, alimentação e etc. Por isso estamos com a vaquinha ativa, com cotas e brindes maravilhosos. Lá iremos levar o nosso espetáculo ‘Lembranças de Um Época’, de 2019, que foi premiado e bastante elogiado pelo público. Ele é um trabalho focado em nossas raízes, na feira de Aracaju, com muito xote, baião e contemporaneidade expressa nos corpos.

Essa é a nossa primeira participação no Festival de Fortaleza e estamos muito felizes em representar Sergipe nesse grande encontro da dança”, afirmou o coreógrafo Everaldo Pereira. Para o bailarino Vitor Ferreira, que faz parte do elenco do espetáculo, a participação no evento solidifica a troca enérgica de artista e público, pulverizando a arte e despertando sensações indescritíveis. “Nós vamos apresentar uma releitura do ‘Lembranças de Uma Época’, pois sempre estamos buscando inovações e atualizações do espetáculo, mas a energia é a mesma, com muita força. É de não conseguir descrever a troca que acontece entre o bailarino e o local de plateia, que é também muito forte. É energizante e levar esse trabalho para outros lugares é bastante gratificante”, disse Vitor.

Ele ainda lembra que o espetáculo será apresentado em Aracaju no próximo dia 29. “Antes disso, vamos participar do Festival de Maruim no próximo dia 10, para que mais pessoas possam ter acesso a esse encontro de arte. A gente quer movimentar e possibilitar que mais pessoas assistam e sintam toda a energia do espetáculo”, ressaltou Vitor. Residance Num intercâmbio de conhecimento, corpos e muitadança, o bailarino Fábio Alcântara, pernambucano radicado em São Paulo, está em Aracaju ministrando a “Residance” junto à Nu Tempo até amanhã, 29, quando acontecerá o encerramento do encontro com um ensaio aberto ao público do espetáculo “Quando o próprio Amor Vacila”, com canções e interpretações de Maria Bethânia. “Fábio Alcântara desembarca pela segunda vez em Aracaju para nos prestigiar e compartilhar conhecimento da dança com uma residência que será finalizada com a estreia do nosso espetáculo em 29 de novembro, que é ‘Quando o próprio Amor Vacila’. Uma montagem linda e poética, com a coreografa assinada por mim e a direção de movimento por Fábio AlcânDivulgação tara, e que a gente apresentará no palco do Atheneu”, disse o coreógrafo Everaldo Pereira.

Para Fábio Alcântara, o momento tem sido de descobertas, compartilhamentos e muito trabalho com os bailarinos da Nu Tempo Dance. “Já a segunda vez através do Everaldo me fez esse convite e é muito gratificante de ver o crescimento desses encontros, e vindo para acrescentar no currículo corporal e de papel desses bailarinos. A nossa proposta agora é de externar essa dança, que vai ao parque, à praia, fomentando a dança em outras vertentes. E tem sido singular esse momento de encontro, de escuta deles e aprendizado de todos. O Nordeste tem muitos bailarinos talentosos, berço de grandes bailarinos que são sucesso na Europa, e aqui tenho acompanhado boas surpresas. Está sendo tudo muito incrível e vamos continuar nesses encontros até novembro quando lançaremos o espetáculo”, disse.

|Por Gilmara Costa
||Foto: Divulgação