17/11/2021 as 11:49

MÚSICA

Reação lança o single ‘Negro de União de Palmares’

Faixa segundo disco da banda chega às plataformas digitais no dia 19 e no dia seguinte, 20, tem show no Parque dos Cajueiros

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Reação lança o single ‘Negro de União de Palmares’

Nas celebrações iniciais de 21 anos de estrada sonora e desafios em notas musicais, a banda sergipana reggae roots Reação aperta o ‘bora’ de lançamento de um novo trabalho que busca alcançar e encantar outros públicos, para além dos limites nacionais, no escrito de uma jornada musical do grupo.  Num grito de resistência ativa e permanente, o single ‘Negro de União de Palmares’ chega às principais plataformas digitais no próximo dia 19, com letra em riste e melodia manifesta para evocar a luta, a esperança, o amor e a reflexão. E no dia seguinte, 20, tem apresentação aberta ao público, no Parque dos Cajueiros, a partir das 20h50, dentro da programação festiva da Semana da Consciência Negra, promovida pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap).

“É o primeiro single do novo disco que chega no primeiro semestre do próximo ano. Até lá, irmãos lançar mais quatro canções, entre quais, ‘Cédulas’, música nossa que tem a participação de Marcelo Falcão, que teme ecoado o nosso trabalho, nos levou à Toca do Bandido, estúdio maravilhoso no Rio de Janeiro, onde vários grandes nomes da música já gravaram lá, como Maria Rita, e a nossa banda sergipana The Baggios. A gente nasceu nesse período, completamos 21 anos de música no próximo dia 20, Dia da Consciência Negra, então é um momento de festa e luta’, declarou Ras Lau.

Na reflexão da primeira faixa do disco intitulado ‘Erga-se’, segundo da banda, o vocalista Junior Moziah destaca a historicidade de opressão que insiste e uma luta que resiste. “A música transcende, fala de Zumbi, mas as pessoas o reconhecem como herói ao mesmo tempo em que o povo negro, em pleno século 21, ainda passa por diversas situações de opressão e discriminação. Seus descendentes continuam aqui, sofrendo, com fome, vítima de injustiças sociais”, disse Júnior Moziah.

Com o reconhecimento daqueles que chegam junto no impulsionar e compartilhar o trabalho da banda, Ras Lau fala sobre a projeção que o novo disco quer alcançar, num expandir sem fronteiras para um sucesso que por aqui já é sagrado. “Marcelo Falcão nos ajudou muito nacionalmente, e agora com o lançamento do disco pelo selo Toca Discos, do próprio estúdio Toca do Bandido, a nossa intenção é conquistar uma projeção nacional ainda maior e também achegar ao público internacional. O disco está muito bom mesmo, a gente está bem feliz e acreditando nessa maior visibilidade do nosso trabalho tanto aqui dentro país quanto fora. São 21 anos de estrada, alcançamos uma maturidade profissional e está na hora de despontar, de avançar essa carreira internacional. Mas, também temos muito a conquistar”, completou.

Outra voz que levou a Reação à Toca do Bandido, junto ao produtor Felipe Rodarte,  pfoi o sergipano Júlio Andrade, o Julico da banda The Baggios. “Lá atrás já tinha ouvido falar do Reação, cujo nome foi exaltado aqui na Toca pelo Julico durante a produção do terceiro disco da Baggios, o Brutown. Em 2018, o Falcão também mencionou o Reação, apontando-a como a ‘melhor banda de reggae roots do Brasil. E então, o convite foi natural. E, literalmente, eles pegaram um ônibus em Aracaju e desembarcaram aqui. Foi um processo de muita energia, tudo gravado em exatos seis dias”, relembrou Felipe Rodarte.

A banda

Reação é uma banda na ativa desde 20 de novembro de 2000 que emana poder, uma banda que naturalmente – por meio das composições estridentes – clama por ser divulgada e clama por mais reconhecimento na música brasileira. O conjunto sergipano é, mais do que tudo, resistência e luta por uma sociedade mais adepta ao amor e igualdade.

Eles levam às músicas o sofrimento e as múltiplas vivências da comunidade onde vivem hoje, conhecido como Morro da Reação – antes Morro do Cruzeiro – em Aracaju (Sergipe). As letras destacam reflexões sobre a comunidade e buscam tanto representá-las como apresentá-las ao mundo. “As pessoas têm orgulho do que fizemos e o que fazemos na comunidade”, é o que ecoa uníssono entre os integrantes da banda, atualmente composta por Júnior Moziah (guitarra e voz), André Levi (voz), Ras Lau (baixo), Chico Ras (percussão), Adriano (teclado), Yuri (guitarra), Jil (guitarra), Pedrão (percussão) e Wipsom (bateria).

|Por Gilmara Costa
||Foto: Divulgação