15/03/2022 as 11:14

MÚSICA

Nino Karvan reedita os três primeiros álbuns

O processo de remasterização ficou nas mãos de Ricardo Vieira, maestro e arranjador e produtor musical

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nino Karvan reedita os três primeiros álbuns

A partir do próximo dia 18, o cantor e compositor Nino Karvan disponibilizará os três primeiros álbuns autorais no universo sonoro digital, com distribuição da Kuarup. Remasterizados nas plataformas digitais, os discos “Mangaba Madura” (2001), “Aquarela Pra Pandeiro” (2006) e “José” (2014) seguem um calendário de lançamento até o mês junho deste ano.

O processo de remasterização ficou nas mãos de Ricardo Vieira, maestro e arranjador e produtor musical. Obra lançada no ano em que Nino Karvan completava 31 anos de idade e 14 de carreira, “Mangaba Madura”, em vinil, foi vencedor do Festival Novo Canto, festival estudantil de Sergipe, data de 1987, apresentando um compositor comprometido com causas sociais e políticas, questionamentos filosóficos e existenciais. A diversidade rítmica do álbum revela também toda uma gama de influências que marcaram a vida do artista, nascido e criado no interior do Estado Sergipe. Nesse sentido, o referencial do cancioneiro nordestino é bem flagrante.

O rock, o blues e até o rap também estão presentes no trabalho, que apresenta um caráter bem diversificado do repertório. A música das feiras, o bordão das vendedoras de mangaba, o rock com sotaque de Nordeste, a cantoria de violeiros e repentistas marcam, profundamente, a identidade do álbum. “Mangaba Madura”, o single que dá nome ao disco, será lançado em 18 de março. Já o álbum será lançado no dia 1º de abril, data do aniversário do pai de Nino, Sr. João Bina, brincante de cultura popular, falecido em 2007 e que canta umas das faixas do disco, “São Gonçalo”, uma canção de domínio público oriunda do folguedo de mesmo nome.

O disco foi produzido e arranjado por Nino Karvan. O segundo lançamento, previsto para 15 de abril, é o single “Fogo no Canaviá”, composição de Nino, com participação do cantor e compositor pernambucano Silvério Pessoa. A faixa compõe o repertório do álbum “José”, lançado originalmente em 2014. Nesse álbum Nino Karvan revisita uma série de estilos que marcaram sua trajetória. A influência do cancioneiro popular nordestino é mais uma vez flagrante, mas o repertório traz também o samba, o choro canção, o romantismo da canção brega e a psicodelia nordestina em faixas como “Canção de Amor Por São Paulo” e “Vai de Leve”.

A produção do disco foi dividida entre Nino Karvan, Dudu Prudente e Thiago Ribeiro, que também toca guitarra em algumas faixas. Esse é um disco em que Nino explora mais o lado instrumentista, tocando cavaquinho, guitarra e violão em algumas faixas. As letras tratam de diversos temas, dentre eles o amor romântico, as questões ambientais, políticas e sociais. O último lançamento acontece no mês de junho e em que pese ter sido o segundo da carreira, será o último da série de lançamentos, por ser um disco dedicado exclusivamente ao gênero do forró. Produzido e arranjado por Nino Karvan e lançado originalmente em 2006, “Aquarela Pra Pandeiro” é um álbum que lança mão da mais tradicional formação instrumental da canção nordestina.

A banda é formada por sanfona, percussão (zabumba, triângulo, pandeiro, ganzá e atabaques), cavaquinho, violão e baixo elétrico (o único instrumento elétrico do disco). Um verdadeiro painel, uma aquarela sonora descortinada através de cocos, galopes, baiões e xotes. Um álbum festeiro e cheio de alegria, mas que também levanta questões sociais e políticas. O single, que dá nome ao disco, parceria com o poeta baiano radicado em Sergipe Jozailto Lima, será lançado no dia 3 de junho e o álbum no dia 24 de junho, não por acaso, a data em que se comemora o aniversário de São João em todo o Nordeste do Brasil.