26/04/2022 as 10:29

SHOWS

Forró Caju e marca retomada econômica definitiva do setor de eventos

Em cada dia de festa o evento vira palco para que artistas sergipanos se apresentem para o público local e nacional.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Forró Caju e marca retomada econômica definitiva do setor de eventos

Se Sergipe é o país do forró, Aracaju, com certeza, é a capital. Na música “Chamego Só”, do cantor da cidade sergipana de Estância, Rogério, o artista aborda como o Estado é um dos principais locais onde são realizados os festejos juninos, sendo Aracaju a porta de entrada para essa comemoração, além de ser uma das principais cidades onde é comemorado o São João e o São Pedro nordestino, com a realização de um dos maiores eventos culturais e tradicionais de Sergipe: o Forró Caju.

Na última edição do evento, realizada antes do início da pandemia de Covid-19, no ano de 2019, a festa aconteceu nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho, na praça dos mercados centrais, localizada no Centro da cidade, mesmo lugar onde é realizado o festejo desde que foi criado. Lá, com o céu forrado de bandeiras juninas, aracajuanos e turistas entram no clima de festa do Forró Caju já no início do mês junino, antes mesmo da realização do evento. Mesmo sendo conhecido pelas atrações musicais que se apresentam durante as noites, o Forró Caju não é apenas uma festa noturna. Durante o mês de junho, quem visita a região onde o evento é realizado aproveita o que a cidade oferece de melhor, com o típico forró pé de serra que embala o passeio entre os mercados e a região central. Entre uma loja e outra, tomando um quentão ou comendo uma canjica, o turista pode escolher o look que vai usar logo mais à noite, horário de ficar muito bonito e bem trajado para dançar o bom e velho forró. A dica sempre é: chinelo de couro no pé e abusar do xadrez.

Em cada dia de festa o evento vira palco para que artistas sergipanos se apresentem para o público local e nacional. Cantores e bandas de sucesso nacional que trabalham com músicas do estilo tradicionalmente consumidas nessa época do ano se apresentam e animam o público. Este ano, excepcionalmente, a Prefeitura de Aracaju mostra como o trabalho no combate à pandemia e o retorno à normalidade, graças ao alto índice de vacinação alcançado após a campanha de imunização, além das medidas sanitárias e de distanciamento social adotadas, foram fundamentais para evitar a proliferação da doença e garantir o retorno desse evento tradicional.

Hoje, os números apresentam segurança para que um evento desse porte possa voltar a ser realizado na cidade, o que renova as esperanças da população para um futuro livre da Covid, como explica o prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira. “Poder realizar o Forró Caju, neste ano, nos enche de alegria e esperança. Vivemos momentos muitos difíceis nos últimos anos e ver a nossa tradicional festa de volta, alegrando os aracajuanos, sergipanos e turistas, acende uma luz no fim de túnel. Temos ciência de que ainda não vencemos a pandemia, de que o vírus ainda circula, mas já orientei a Funcaju a dar início à estruturação de um novo formato, totalmente inovador, para que façamos desta retomada algo maravilhoso, do tamanho que o Forró Caju é, consolidando-o como uma das maiores festas do ciclo junino do nosso país. Com a força do nosso trabalho, tenho certeza de que faremos uma grande festa, gerando emprego, renda e movimentando a nossa economia. A maior festa de Sergipe está de volta”.

Retomada econômica Com a volta do Forró Caju, donos de bares e restaurantes, ambulantes e todos aqueles que sobrevivem da renda obtida pelo trabalho no setor de eventos, um dos que mais sofreram com as restrições impostas com a pandemia da Covid-19, poderão contar com o impulsionamento econômico que o evento promove em toda a cidade. Nesse período, a rede hoteleira registra alta nas buscas e o comércio local também passa a ter resultados positivos com alta nas vendas, o que não acontecia há dois anos. “O Forró Caju é o maior evento do calendário turístico e cultural de Aracaju, e que movimenta um dos setores que mais sofreu o impacto da pandemia, que é o setor de eventos. Hotéis, restaurantes, comerciantes dos mais variados nichos, empresas que atuam nos bastidores dos shows, vendedores ambulantes, músicos locais; existe toda uma cadeia produtiva que é envolvida, não só durante os dias do evento, mas no pré e pós Forró Caju também. Então, sem dúvida, a volta deste grande evento em 2022 gera muito otimismo no setor econômico e em nós, enquanto agentes públicos, pois reflete a retomada, ainda que com todos os cuidados que a pandemia nos exige, de uma ação com grande impacto econômico para o município, que contribui para a geração de emprego e renda”, ressaltou o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos.