28/04/2022 as 15:30

ORGULHO

Estudantes da UFS estreiam filme ‘Ímã de Geladeira’ nos EUA

As exibições acontecem em Seattle e Chicago neste sábado, 30/04

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

‘Fridge Magnet’. É assim que o curta-metragem ‘Ímã de Geladeira’, de Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo, é apresentado ao mundo na programação de dois festivais estadunidenses em abril. Com equipe composta em sua maioria por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual do Departamento de Comunicação Social (DCOS) da Universidade Federal de Sergipe(UFS), o filme será exibido no 19º Festival de Cinema Negro de Seattle e no 38º Festival de Cinema Latino de Chicago no próximo sábado, 30.

‘Ímã de Geladeira’ é uma ficção que transita entre os gêneros cinematográficos terror e fantasia para narrar a vida de um jovem casal preto que vive no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão-SE. Com uma narrativa afro-surrealista, o curta discorre sobre a violentação aos corpos negros e periféricos e sua espetacularização pelos meios de comunicação de massa. Para assistir ao trailer, clique aqui.

Para o co-diretor Sidjonathas, romper as fronteiras nacionais é um indício da potência cinematográfica do estado mesmo diante da escassez de recursos destinados ao setor. "Exibir o nosso filme em um festival que acontece há quase quatro décadas nos Estados Unidos, como o festival de Chicago, convence a nós próprios do quão importantes e válidas são as nossas narrativas".

Foi o evento que exibiu os primeiros filmes da diretora, roteirista e distribuidora de filmes norte-americana Ava DuVernay, atualmente reconhecida pela criação da série ‘Olhos que condenam’ e do documentário ‘A 13ª Emenda', ambos disponíveis na Netflix. Ava foi a primeira mulher negra indicada ao Oscar com seu filme ‘Selma’, abrindo um horizonte para cineastas negras contemporâneas.

Legado cultural
Produzido pela Floriô de Cinema em 2021, o filme leva às telas desde um dos pioneiros do cinema negro sergipano, o griô das artes e do movimento negro sergipano Severo D’Acelino (Zé das Peças), à estreante Solange Bocão (Dona Solange), moradora do Rosa Elze. Na trama, a atriz e performer Margot Oliveira interpreta a costureira Joyce, par do casal protagonista, e comenta sobre a emoção de ver sua atuação e a cultura do seu povo imortalizadas. “Tô muito feliz que Joyce consegue me levar para outros ares me fazendo acreditar que é possível ser transatlântica de fato, perpassar pelas profundezas de grandes mares e deixar esse legado para nossos descendentes”.


Fonte: UFS