06/09/2022 as 11:36

PRÊMIO

Três empreendedoras conquistam Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Elas terão o direito de representar o estado na etapa regional da disputa

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Maria Eloísia Alves Melo, Lívia Cristiane Duarte e Belizarina França foram as grandes vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022. Elas se destacaram por conta de suas trajetórias de vida e de empreendedorismo ao superar desafios de gestão, conquistar espaço no mercado e contribuir para o desenvolvimento de outras empreendedoras de suas comunidades.

Este ano, a disputa contou com a participação de 37 mulheres, divididas em três categorias. A ideia do Prêmio é estimular o empreendedorismo feminino e reconhecer histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres em todo o país. A solenidade foi realizada na noite da última sexta-feira, 2, na sede do Sebrae.

Maria Eloísia Alves Melo conquistou a premiação na categoria Microempreendedora Individual, destinada a quem tem negócio formalizado com faturamento de até R$ 81 mil por ano. Ela é dona de uma agência de viagens em Nossa Senhora da Glória, a Ecos do Sertão, e largou a carreira de dez anos como professora de geografia para abrir a própria empresa.

Sobre o papel de inspiração para outras empreendedoras, ela apontou: “O sol sempre brilha para todo mundo, e no amanhã sempre há uma saída. Se você tem vontade de abrir um negócio, se planeje, faça tudo direitinho e se arrisque. Tem que arriscar, se não você não vai saber se vai dar certo”.

Além de comercializar pacotes de viagem para outros estados, Eloísia foi responsável por criar um roteiro turístico inovador, materializado no cordel, como forma de apresentar aos turistas a riqueza cultural do Alto Sertão sergipano. “Vai fazer 10 anos que abri o empreendimento. Em alguns momentos, pensamos em fechar, mas esse reconhecimento demonstra o porquê a gente não pode parar jamais”, acrescentou.

Já Lívia Cristiane Duarte venceu a categoria Pequenos Negócios para proprietárias de micro e pequenas empresas que tenham faturamento anual de até R$ 4,8 Milhões. Quanto à sua participação, reforçou a importância de se capacitar e persistir no sonho. “Com muito carinho guardo o certificado do meu primeiro curso do Sebrae em 1999, então só tenho a agradecer pela oportunidade”.

Ela é dona da Home & Company, um empreendimento dedicado ao comércio de produtos de segurança eletrônica. Após trabalhar em uma multinacional e ser vítima de assédio moral, ela resolveu apostar no próprio negócio, investiu em processos de gestão e conquistou espaço no mercado.

Produtora Rural

Já Belizarina França foi a vencedora na categoria Produtora Rural. Moradora da cidade de Canindé de São Francisco, ela é responsável pela Casa da Roça Dona Bela, um restaurante e tapiocaria que comercializa pratos feitos com ingredientes oriundos da própria horta. Seu negócio é focado no turismo de experiência e ela busca oferecer ao visitante um ambiente acolhedor e inovador. “O sentimento é de muita felicidade. Essa é a palavra correta. Felicidade por ter ganhado o primeiro lugar, e agradeço ao Sebrae por isso”, afirmou. 

Entre os critérios de julgamento das participantes estiveram aspectos relacionados à gestão do negócio como marketing e vendas, finanças, inovação, estratégia, entre outros. A análise do relato da história também considerou os desafios para abertura o empreendimento, participação ativa nos negócios, perseverança e superação, preocupação com a preservação do meio ambiente e cultura da sua região, lições aprendidas, contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedoras da sua comunidade, entre outros pontos.

As três vencedoras representarão Sergipe na etapa regional do Prêmio, momento em que serão escolhidas as representantes do Nordeste para a etapa nacional do Mulher de Negócios. A etapa nacional deve acontecer no dia 19 novembro, em Brasília (DF), quando se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

Para o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado, o Prêmio é importante porque reconhece todo o esforço realizado pelas mulheres para abrir e gerenciar seus negócios. “Ainda vivemos em uma sociedade machista, em que as elas enfrentam mais dificuldades para ter acesso a crédito, conciliar o trabalho com os afazeres domésticos, cuidar dos filhos. Com essa ação estamos buscando valorizar a história dessas empreendedoras, porque são verdadeiros exemplos para outras pessoas”.