15/03/2023 as 10:18

ANIVERSÁRIO

Museu da Gente Sergipana celebrará aniversário de Aracaju

A programação continuará no dia do aniversário da cidade, 17, com o lançamento do Projeto Arrudiar, iniciativa que propõe passeios de cunho cultural, turístico e educativo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Museu da Gente Sergipana celebrará aniversário de Aracaju

Em comemoração ao aniversário de 168 anos de Aracaju, o Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, realizará nos dias 15, 16 e 17 uma diversificada programação para celebrar a data. Entre as atrações estão ações educativas, lançamento audiovisual, shows musicais, passeio cultural e educativo. Todas as atividades terão acesso gratuito. Durante a programação ocorrerá arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas novas ou em bom estado de conservação que serão doadas ao GACC Sergipe – instituição que atende crianças com câncer. Todos os interessados em participar da programação estão convidados a contribuir com a campanha. Na quinta-feira, 16, às 19h, acontecerá a exibição de lançamento do documentário “Povo de Atalaia”, dirigido por Gabriela Caldas, com classificação indicativa de 16 anos. A exibição ocorrerá na Sala Cândido Faria (auditório do museu), com limite de cem vagas para o público. Em seguida, às 20h, terão início os shows do DJ Rafa Aragão e do Coletivo Serigy All-Stars, com os cantores Alex Sant’Anna, Anne Carol, Diane Veloso, Luno Torres, Morgana, Sandy Alê, Taia e Tonho Baixinho. As apresentações ocorrerão na área externa do museu.

A programação continuará no dia do aniversário da cidade, 17, com o lançamento do Projeto Arrudiar, iniciativa que propõe passeios de cunho cultural, turístico e educativo por locais marcantes de Sergipe e carregados de relevância histórica e social, com a abordagem de diversificados temas. Nessa primeira edição, o projeto terá como temática “De São Cristóvão a Aracaju - 168 anos de história” e contará com a condução do historiador Osvaldo Neto e do guia de turismo Elias Ramos. A saída com destino à cidade histórica São Cristóvão será às 9h, do Museu da Gente Sergipana, com retorno marcado para 12h. A atividade disponibiliza 38 vagas para pessoas a partir de 16 anos de idade e a inscrição se dará por ordem de chegada, com liberação de senha.

AÇÕES EDUCATIVAS
As ações educativas, como em todas as programações, também farão parte das comemorações do aniversário de Aracaju. Nos dias 15, 16 e 17 a equipe educativa do Museu da Gente Sergipana realizará, das 10h às 12h, a “Oficina de Dedoche – Uma homenagem a Taieira e a Chegança”, em referência ao Largo da Gente Sergipana, um dos principais cartões postais de Aracaju. Poderão participar crianças e adolescentes de oito a 14 anos de idade. As vagas são limitadas e a participação se dará por ordem de chegada. Outra atividade também preparada para os três dias é o “Teatro de Objetos: Como nasce uma cidade?”, que acontecerá pela manhã (10h30 / 11h / 11h30) e à tarde (14h / 14h30), podendo participar pessoas de todas as idades. As vagas são limitadas e a participação também se dará por ordem de chegada.

POVO DE ATALAIA
De natureza experimental, o documentário brinca com os mecanismos da memória coletiva da Atalaia ao contar um pouco da história do bairro e seu crescimento, um recorte a partir do ponto de vista de Gabriela Caldas, que realizou o filme através de dispositivos (regras auto impostas de realização), a exemplo da escolha dos personagens que de alguma forma cruzaram a vida da autora. “Povo de Atalaia” se vale de artifícios estéticos que emulam um labirinto temporal/afetivo/ imagético/histórico/musical na representação das memórias da autora a partir das vozes de seus personagens.

SERIGY ALL-STARS
O Serigy All-Stars nasceu como uma coletânea em 2012, produzida pelo cantor Alex Sant’Anna através do selo Disco de Barro. O disco saiu com o subtítulo em inglês “Music From Sergipe” porque tinha a intenção de levar a música de Sergipe para além- -fronteiras do Estado e do país. Com o passar do tempo e com a chegada dos serviços de streamings, a coletânea virou uma playlist que se propõe a atualizações semanais com tudo que acontece de novo na cena musical de Sergipe. Desde 2022 o Serigy All-Stars ganhou uma nova área de atuação, passou a trabalhar como produtora de shows e eventos, tendo como grande ação o projeto “Terças Autorais”, que, em parceria com o The Stones Pub, produziu 20 shows de artistas autorais de Sergipe.