05/09/2025 as 15:43

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Descubra Aracaju tem três edições no fim de semana com arte e música

Programação incluirá o lançamento nacional da Campanha Setembro Roxo e a abertura da exposição Memórias Bordadas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Descubra Aracaju tem três edições no fim de semana com arte e músicaKaio Espínola/Setur

O primeiro final de semana de setembro será marcado por três edições do projeto permanente “Descubra Aracaju”: Mirando as Artes, Orla do Bairro Industrial e Praça Tobias Barreto. Nesta sexta-feira, 5, no Mirante da 13 de Julho, a programação incluirá o lançamento nacional da Campanha Setembro Roxo e a abertura da exposição Memórias Bordadas.

O Mirando as Artes desta sexta-feira apresenta-se em formato especial. Além das apresentações musicais, o evento terá o lançamento nacional da Campanha Setembro Roxo, de conscientização sobre a fibrose cística. A ação é promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio das secretarias municipais do Turismo (Setur) e da Saúde (SMS), em parceria com a Inspira – Associação Sergipana de Fibrose Cística.

A atividade também marca a abertura de uma nova exposição no Mirante da 13 de Julho: Memórias Bordadas, de Maria Góes. As peças permanecerão disponíveis para visitações até o final do mês de setembro e resgata cenas simples e afetivas vividas pela artista durante seu período de infância no sertão.

Confira a programação completa do “Descubra Aracaju”:

Descubra Aracaju – Edição Mirando as Artes
Sexta-feira, 05/09 – Mirante da 13 de Julho
17h30 – Lançamento da Campanha Nacional Setembro Roxo
18h – Alícia
20h – Descidão dos Quilombolas
*Feira de Empreendedorismo da NG Eventos, a partir das 16h;
*Abertura da exposição Memórias Bordadas.

Descubra Aracaju – Edição Orla do Bairro Industrial
Sábado, 06/09 – Orla do Bairro Industrial (ao lado do Centro de Artesanato Chica Chaves)
18h – Dan Vasconcelos
20h – Banda Yôlotrio

Descubra Aracaju – Edição Praça Tobias Barreto

Domingo, 07/09 – Praça Tobias Barreto
16h30 – Karaokê
18h – Ísis Nataly
20h – Torugo Teles

Memórias Bordadas

A exposição “Memórias Bordadas” apresenta o trabalho de Maria Góes, artista sergipana que transforma lembranças de sua infância no sertão em delicados bordados. Cada ponto de linha resgata cenas simples e afetivas desse período, revelando a força poética da memória e convidando o público a costurar suas próprias recordações a partir das imagens tecidas.

Nascida em 1935, em Nossa Senhora da Glória (SE), Maria construiu uma trajetória marcada pela busca de novos caminhos. Já aposentada, reencontrou na arte um espaço de expressão e identidade, consolidando-se como referência ao retratar, em tecidos e fios, a vida interiorana e a cultura nordestina. Hoje, segue celebrada por obras que unem delicadeza, memória e pertencimento regional.