15/10/2025 as 08:12

IDENTIDADE

Festival Sergipanidade vai começar nesta quinta, 16

O alcance das ações se manifesta tanto na diversidade do público quanto na ocupação qualificada dos espaços, incentivando a participação de estudantes, artistas novos e consagrados, pesquisadores e a população em geral.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Entre os dias 16 e 26 de outubro, acontece o “Festival Sergipanidade”, promovido pelo Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e Secretaria Especial da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Concebido como uma grande comemoração do mês dedicado à identidade, à história e aos saberes do povo sergipano, o evento oferece uma programação inteiramente gratuita, espalhada por diversos espaços culturais do estado.

O alcance das ações se manifesta tanto na diversidade do público quanto na ocupação qualificada dos espaços, incentivando a participação de estudantes, artistas novos e consagrados, pesquisadores e a população em geral. Além do estímulo à criação artística com caráter autoral e experimental, o Festival busca a valorização dos espaços culturais do estado, como o Corredor Cultural Wellington Santos ‘Irmão’, Palácio-Museu Olímpio Campos e o Complexo Cultural Gonzagão, como destacou o presidente da Funcap, Gustavo Paixão. “O Festival foi desenvolvido para contemplar as diferentes linguagens artísticas e formas de expressão presentes em Sergipe, que são tão importantes para a nossa identidade e que tanto nos orgulha”, afirmou. A programação destaca a experiência coletiva, valorizando debates, exposições, rodas de conversa, apresentações artísticas de dança, circo e teatro, lançamentos de livros e homenagens a personalidades e patrimônios vivos culturais.

O Festival também dá seguimento ao projeto Cultura em Toda Parte, com foco na descentralização, democratização e valorização da cultura sergipana. A iniciativa estimula a produção artístico- -cultural no estado, fortalece a economia criativa e amplia o acesso à arte em todas as regiões. Dentro do Festival, as ações acontecem nos municípios de São Cristóvão, Neópolis e Laranjeiras. No Dia da Sergipanidade, 24 de outubro, acontece, no Calçadão da rua João Pessoa, no Centro de Aracaju, o Cortejo Cultural, com participação de grupos sergipanos como Batucada Buscapé de Estância, Reisado Cheiroso de Laranjeiras, Caceteiro de Mestre Rindú de São Cristóvão, Zabumbadores Vó Lurdes e Samba de Coco da Barra dos Coqueiros.