25/10/2018 as 17:17

MERCADO DE TRABALHO

Indústria da transformação gerou 1.505 novas vagas

Bom desempenho do setor agropecuário está ligado ao cultivo da cana de açúcar.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Indústria da transformação gerou 1.505 novas vagasFoto: Divulgação

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados do Cadastro Geral de empregados e desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, revelou que houve saldo positivo de 3.969 vagas de emprego com carteira assinada no Estado, em setembro deste ano. O resultado é fruto da diferença entre admissões (9.613) e desligamentos (5.650).

Empregos por setor

Dos oito setores avaliados pelo Boletim no mês analisado, o único que apresentou saldo de demissões maior que o de contratações, foi o Extrativo Mineral (-36).

Por outro lado, o destaque da criação de empregos no estado de Sergipe, em setembro deste ano, foi para o setor da Indústria de Transformação e da Agropecuária com a criação de 1.505 e 1.460 novos empregos, respectivamente.

O bom desempenho do setor agropecuário está ligado ao cultivo da cana de açúcar, que admitiu 1.467 novos trabalhadores, no mês analisado. Na indústria de transformação, o tradicional segmento de fabricação de açúcar foi o principal gerador de empregos, com a admissão de 1.692 pessoas.

Outras atividades que também registraram saldo positivo foram os Serviços (+432 empregos formais), a Construção Civil (+333 vagas), o Comércio (+214) e os Serviços Industriais de Utilidade Pública (+47).

Desempenho dos Municípios

Dentre os treze municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes, cujos dados são disponibilizados para análise, a cidade de Capela assinalou a maior criação de empregos, em setembro deste ano, com a abertura de 1.318 postos de trabalho.

Fonte: FIES