19/03/2019 as 15:19

FUTEBOL

Quais as chances dos times de Sergipe na Copa do Nordeste

Confiança e Sergipe representam o Estado e querem fazer bonito na competição regional

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Quais as chances dos times de Sergipe na Copa do NordesteFoto: Gazeta Press

A Copa do Nordeste se confirmou como o principal torneio para clubes da região. Não é por menos. A competição é atrativa pela alta premiação (R$ 26,4 milhões) para o campeão e também pela visibilidade. O campeão do torneio garante vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte, sem precisar participar das fases iniciais.

Este status é o desejo dos times de Sergipe, que buscam reconhecimento do futebol nacional. Com um estadual limitado, os times na Copa do Nordeste veem o torneio como uma grande oportunidade de brilharem e mostrarem seu talento para o país. Com a competição apenas no início, Confiança e Sergipe se organizam para fazer bonito no torneio.

O Confiança é o time do estado mais bem colocado no ranking da CBF, ficando na frente do Sergipe, seu maior rival. Representante sergipano na Série C do Brasileiro, o time da capital vem nesta temporada com o objetivo de representar bem o estado e, quem sabe, buscar um título. A Copa do Nordeste é muito desejada pela diretoria do Dragão, que aposta na força do seu elenco e do comando técnico de Betinho para surpreender. O clube tem apoio financeiro da prefeitura de Aracaju.

O ano começou muito bem para o Confiança. O time de Aracaju é líder do Sergipano com 16 pontos e vem de duas vitórias sobre o Sergipe na temporada, ambas por 1 a 0, mas por competições diferentes, uma pelo Estadual e outra pela Copa do Nordeste.

No Nordestão, o Confiança estreou com derrota, mas depois emplacou duas vitórias seguidas e hoje ocupa a sétima posição com sete pontos, dois a menos que o quarto colocado, ABC (RN), último time na zona de classificação do grupo B. Se conseguir manter o embalo e buscar pontos fora, o Dragão pode terminar entre os quatro primeiros da sua chave.

Apesar da lesão do centroavante Leandro Kivel, que ficará de fora no primeiro semestre, o time azul de Aracaju está bem servido de jogadores que não bobeiam na pequena área e colocam a bola para dentro. É o caso do atacante Tito e do meia Jonatas, cada um com três gols na temporada. O artilheiro do time na Copa do Nordeste é o meia Júnior Timbó, com dois gols. Nem a derrota por 4 a 0 para o Fortaleza pela Copa do Nordeste atrapalhou os planos do Confiança, que acredita que pode surpreender nesta temporada.

Vale lembrar que na Copa do Nordeste, na primeira fase, os 16 clubes são divididos em dois grupos de oito, sendo que apenas os quatro primeiros avançam para as quartas de final.

Sergipe busca inspiração

Ao contrário do maior rival, a fase não está nada boa para o Sergipe. No Estadual, o time de Aracaju ocupa a quarta posição, com apenas três vitórias em sete partidas. Na Copa do Nordeste, até aqui a campanha é desastrosa, com cinco derrotas em cinco partidas. Com isso o time ocupa a lanterna do grupo A e teve de passar pela demissão do técnico Luizinho, que não suportou a má fase.

Com o objetivo de acabar com a má fase e buscar uma vaga nas quartas de final da Copa do Nordeste, o maior campeão do Estado resolveu fazer várias mudanças no setor do futebol. A chegada do treinador Leandro Campos e do meia Zé Mario são algumas delas, dando mais técnica e qualidade ao elenco atual.

Apesar de não ter nenhum ponto, a classificação ainda é possível para o Colorado do Nordeste. O Sergipe ainda entra em campo em mais nove partidas pela competição e precisa buscar o maior número de pontos que conseguir para continuar sonhando. Não é tão difícil assim. O Vitória, quarto colocado do grupo A e último da zona de classificação, tem apenas quatro pontos, o que deixa a disputa pelas vagas ainda em aberto.

Mas para conquistar a classificação, o Sergipe precisa reagir já na próxima rodada, dia 13, quando enfrenta o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Uma vitória pode embalar a equipe na competição.

Itabaiana campeão

O sonho dos times de Sergipe em vencer a Copa do Nordeste já foi realizado por um clube do estado, muitos anos atrás. Em 1971, o pequeno Itabaiana faturava o torneio em cima do Ferroviário, do Ceará. Apesar de ter sido realizado pela CBD (Confederação Brasileira de Desporto), a competição não foi reconhecida pela CBF, que só foi validar a Copa do Nordeste a partir de 1976.

Mesmo assim, o futebol sergipano já chegou ao lugar mais alto do pódio e isso pode servir de inspiração para Confiança e Sergipe fazerem o mesmo. Uma curiosidade é que o Itabaiana é um dos representantes do Estado na Série D do Brasileiro. O Sergipe é o outro clube que disputará o torneio nacional.