07/10/2019 as 09:57
TAÇA DAS FAVELASO projeto busca integrar as comunidades e oferecer um caminho diferente para os jovens
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Transformar a vida das pessoas e modificar a realidade de comunidades periféricas por meio do esporte é a meta da Taça das Favelas, campeonato de futebol de campo cuja realização é apoiada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). O projeto busca integrar as comunidades e oferecer um caminho diferente para os jovens.
Cada minuto que meninos e meninas dedicam em campo é motivo de comemoração para a Central Única das Favelas de Sergipe (CUFA), organizadora do evento, e da Sejesp. Pois esses jovens estão em um caminho promissor e longe da rota da marginalidade que passa por favelas de muitas regiões do Brasil.
Segundo a coordenadora estadual da CUFA, Verônica Paiva, o apoio do poder público é fundamental para realizar projetos dessa magnitude, tão relevantes e essenciais para a transformação da realidade de comunidades periféricas. “Acredito que o fato da CUFA e da Sejesp estarem juntas nesse projeto desde a primeira edição, são os objetivos comuns entre ambas. Essa parceria é primordial para transformar vidas e só tem a agregar. Além disso, a forma como os gestores da Sejesp se colocam à disposição para nos ajudar é fundamental para o sucesso desse projeto social que está transformando vidas e fortalecendo mais o esporte, principalmente o feminino”, enaltece.Em sua segunda edição, a Taça das Favelas chegou a Aracaju em 2018 e desde então conta com o apoio da Sejesp. Neste ano, a competição apresenta, como novidade, a categoria feminina. Com cerca de 1.500 inscritos, o torneio já passou das fases seletiva e classificatória, organizando agora jogos das oitavas de final na categoria masculina, e jogos da terceira fase na categoria feminina. O bairro Porto Dantas, localizado na zona norte de Aracaju, está recebendo algumas partidas.
Com a Taça das Favelas, competidores, comunidade e público interagem entre si e acabam por conhecer suas realidades e sonhos, que se cruzam em meio as partidas de futebol.
“Nós da Sejesp temos o desejo de fomentar o esporte e oferecer o melhor para os jovens aracajuanos não só no âmbito social, mas no aspecto humano. Dessa forma, oferecemos aos competidores a oportunidade de mostrarem seus talentos dentro de campo e quem sabe despertarem o interesse de algum grande clube de Sergipe, já que o estado é um grande celeiro de craques, e melhorarem financeiramente de vida”, afirma o coordenador de Esporte e Inclusão da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte, Luís Carlos Bossa Nova.
Premiação
Os primeiros e segundos colocados nas categorias masculina e feminina receberão, ao final do campeonato, troféus e medalhas. Além disso, haverá medalhas para as categorias de artilheiro, melhor goleiro e melhor técnico da competição.
| Fotos: Silvio Rocha