08/11/2019 as 12:01

Natação

Fase promove Sergipano Absoluto

A competição, que reunirá 120 atletas de seis clubes sergipano e um pernambucanos, com idades a partir dos nove anos, será disputada na piscina principal do parque aquático, da UNIT, no bairro Farolândia

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Federação Aquática de Sergipe – FASE, em parceria com a Universidade Tiradentes e Governo de Sergipe, através da Superintendência Especial de Esportes, e apoio do vereador Nitinho, realiza, neste fim de semana (hoje e amanhã), o Campeonato Sergipano de Natação Absoluto, em disputa o Troféu Professor Hiran Menezes. A competição, que reunirá 120 atletas de seis clubes sergipano e um pernambucanos, com idades a partir dos nove anos, será disputada na piscina principal do parque aquático, da UNIT, no bairro Farolândia.

O campeonato faz parte do calendário oficial da natação sergipana e será realizado em piscina de 50 metros que tem como característica principal o fato de todas as categorias poderem nadar juntas e disputando a mesma medalha de ouro. Os eventos são distribuídos ao longo do ano de tal forma que o nadador possa a cada disputa ir baixando seus tempos, tendo uma performance melhor e buscando, sempre, vencer seu maior adversário que é o relógio.

“Todos os anos, a FASE reúne os treinadores, para, juntos, organizarem o calendário do ano seguinte, buscando, sempre, a possibilitar aos nadadores as oportunidades de melhor atuação dentro daquilo que eles planejam junto com seus técnicos”, disse o professor Sérgio Barreto, diretor técnico da entidade que, ainda, ressaltou a importância de seguir esse calendário, preparado em total harmonia com o nacional.

Forma de Disputa - De acordo com o regulamento o campeonato é dividido em dois, na seguinte ordem: o Troféu Hiran Menezes para atletas, a partir dos 13 anos, e o Troféu Professora Aída Mello, reunindo crianças, com idades entre oito e 12 anos. Ao todo, sessenta provas compõem o programa, entre as individuais, os revezamentos livres e a quatro estilos. Ao final das provas, a FASE premiará os três mais rápidos no Troféu Hiran e os cinco mais velozes no Troféu Aída, como forma de incentivar os atletas mais jovens.