13/11/2019 as 11:39

Destaque

Maria Eduarda reforçará o Inter

Com 1,55m de altura, a Maria dessa matéria se destaca com a bola de futebol nos pés.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O fomento que a Prefeitura de Aracaju tem dado ao esporte, através de ações da Secretaria da Juventude e do Esporte, acaba por abrir caminhos que permitem que a juventude sergipana seja destaque, também, fora de Sergipe. A história que vamos contar a seguir revela um pouco disso.

Maria, como já é próprio do nome, é obstinada e forte. Com 1,55m de altura, a Maria dessa matéria se destaca com a bola de futebol nos pés. Este ano, já jogou numa competição realizada pela Secretaria da Juventude e do Esporte de Aracaju, em maio e, mais recentemente, disputou um campeonato realizado pela Central Única das Favelas (CUFA), também, apoiado pela Sejesp.
Aos 14 anos de idade, Maria já sabe quem é sua principal fonte de inspiração para insistir no caminho do esporte. “Marta é uma inspiração de mulher. Ela é uma rainha do futebol, que saiu do interior e tem histórias a contar. Igual às mulheres que jogam futebol aqui em Sergipe, igual a mim”, compara reflexiva a menina do bairro Santos Dumont. 

Dudinha, como é chamada pelos mais próximos, tem, também, outra inspiração no futebol: sua mãe. Lucilene Vieira da Silva jogava futebol amador há 22 anos. Mas reconhece que, àquela época, não existiam os privilégios e reconhecimento que sua filha, atualmente, usufrui nessa trajetória. “Muitas viam aquilo só como brincadeira. Hoje não. Essas meninas hoje estão sendo reconhecidas e estão ganhando apoio nessa caminhada”, diz, ressaltando a importância de diversas pessoas que cruzaram o caminho de sua filha e acreditaram nela.


Foi dominando o pé esquerdo e ocupando a posição de meio-campo que Maria Eduarda Vieira Guedes garantiu, ao lado das colegas de time, o título de vice-campeã da Taça Cidade de Aracaju de Futebol Feminino, em maio deste ano. 


A adolescente sempre recebeu o incentivo de toda sua família. Desde pequena, brinca com a bola de futebol nos pés e tem, dentro de casa, seus maiores fãs. É também com o apoio dessa família que, agora, ela dá seus primeiros passos no futebol, distante de sua terra natal. ‘Eu jogo desde pequenininha, e é o meu avô que me treina desde sempre”, conta com orgulho.

“Essa experiência que vou ter agora é muito boa. O sonho de qualquer menina que joga futebol, né? ”, pondera ainda a menina que está prestes a viajar para Porto Alegre, onde integrará o time Internacional durante o Brasileirão Sub 14, na Liga Conmebol, que durará 15 dias.


Para o técnico da atleta, Jailson Oliveira, Maria Eduarda é muito talentosa. “O grau de habilidade da Dudinha é tão grande que ela, inclusive, passa a assumir a titularidade nas categorias adultas como meia-esquerda e camisa dez. Raramente, acontece isso. Uma jogadora com esse grau de talento”, afirmou o treinador que a acompanha desde 2017, após abertura da categoria de base na Escolinha Bola de Ouro, onde é o diretor.


“A base do futebol feminino do Internacional é muito forte e alcançou um bom destaque no último ano”, conta ainda o treinador. “Se ganhar essa competição, ela volta pra Aracaju para depois viajar para Orlando, nos Estados Unidos, onde também jogará pelo Internacional, representando o Brasil numa espécie de Libertadores da categoria de base”, emendou Jailson.