16/11/2022 as 10:36

ESPORTES

Planejamento estratégico da Prefeitura impulsiona esporte e lazer em Aracaju

Nos últimos meses, Aracaju recebeu importantes eventos regionais e nacionais, se tornando uma capital do esporte.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Planejamento estratégico da Prefeitura impulsiona esporte e lazer em Aracaju

Com o controle da pandemia da covid-19, a Prefeitura pôde colocar em prática as ações do Planejamento Estratégico para promover e fortalecer o esporte e lazer. Nos últimos meses, Aracaju recebeu importantes eventos regionais e nacionais, se tornando uma capital do esporte. Também tiveram avanços as obras com espaços poliesportivos, que incentivam a prática esportiva nos bairros da capital.

O secretário da Juventude e Esporte, Sérgio Thiessen, comenta que Aracaju deu um grande passo ao tratar esporte e lazer como parte do Planejamento Estratégico do município. “Agora, trabalhamos com eixos norteadores, cada um deles tem suas metas, e em todas elas conseguimos avançar bem”, destaca.

Os três eixos do esporte e lazer no Planejamento Estratégico contemplam a captação e realização de grandes eventos; o apoio ao esporte local organizado, com o incentivo aos atletas e clubes profissionais da capital; e a promoção do esporte e lazer como ferramenta de inclusão social.

O secretário afirma que as ações do primeiro eixo são notórias.

“Aracaju se tornou uma capital de eventos esportivos. Alguns desses eventos reuniram mais de cinco mil atletas, movimentando, além do cenário esportivo, o turismo e a economia da capital. Tivemos, ainda, a retomada da Corrida Cidade de Aracaju, que teve o maior número de inscritos da história da competição”, detalha Sérgio.

Desde a retomada dos eventos presenciais, Aracaju sediou as seletivas da Gymnasíade, os Jogos Nacionais da Magistratura, o Campeonato Nordeste de Kart, a Copa Brasil de Kart e os Jogos da Juventude. Somente neste mês, a capital recebeu o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat, a 4ª edição do Brazil Master Cup Nordeste de Handebol. Em dezembro, o município sediará as Olimpíadas Especiais das APAES.

Em relação ao segundo eixo, de apoio ao esporte local profissional, a Prefeitura tem apoiado as federações esportivas na realização de eventos e possibilitando que times e atletas possam competir fora do estado. “Esse apoio tem garantido que nossos atletas participem de competições até fora do país, levando o nome de Aracaju, de Sergipe, mas também possibilitando que nossos atletas melhorem seu desempenho, tendo contato com outros atletas e com outras equipes”, comenta o secretário.

Esporte para todos

No terceiro eixo, do esporte e lazer como inclusão social, os avanços também foram significativos. O secretário cita como exemplo a entrega da Estação Cidadania Radialista Carlos Magno, no bairro Bugio. Semanalmente, o espaço recebe cerca de duas mil pessoas, que participam de diversas práticas esportivas e de lazer.

“Esse eixo, para mim, é o mais gratificante, pois vemos os impactos diretos na vida da população. Quem chegar às 6h na Estação Cidadania verá os idosos fazendo ginástica, jovens jogando futsal, correndo nas pistas de atletismo, crianças brincando. É um projeto social incrível que nos dá muito orgulho”, expressa Sérgio.

Desde 2017, a Prefeitura investiu mais de R$ 11,5 milhões na construção e reurbanização de áreas esportivas nos bairros 17 de Março, Santos Dumont, Bugio, Japãozinho, São Conrado e Soledade. Também estão em andamento obras que somam mais de R$ 8,1 milhões, que englobam a manutenção das quadras poliesportivas da rede municipal de ensino e a construção de quadras no Santos Dumont, Areia Branca e 17 de Março, e de uma pista de skate na Atalaia.

O secretário destaca que há projetos em andamento que, muito em breve, serão apresentados à população, como o Programa Segundo Tempo e o projeto Um Salto na Educação, que abordará uma modalidade pouco explorada, os saltos ornamentais.

“Estamos construindo uma rede de projetos que tem como foco democratizar o acesso ao esporte para quem mais precisa, fazendo com que nosso objetivo principal, que é a inclusão social, seja ampliado, possibilitando que nossa juventude e a criançada dos bairros com maior vulnerabilidade social tenham acesso ao esporte”, ressalta o secretário.