27/03/2023 as 08:46

BUDO

23º Encontro Nacional de Budo acontece em Aracaju nos dias 1 e 2 de abril

O evento terá a presença de uma delegação de alunos de Recife de diversos níveis de graduação, alguns vindos de experiências internacionais em Portugal, Suiça, França e Itália e demais convidados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Associação Cultural Tenchi Internacional Brasil e o Centro Cultural Georges Stobbaerts – Dojo Aracaju realizam o 23º Encontro Nacional de Budo, que acontece nos dias 1 e 2 de abril na Rua Delmiro Gouveia, 825 (próximo ao Farol), no bairro Coroa do Meio. O encontro abrangerá as expressões das artes do movimento: o Aikido e o Tenchi Tessen, sob a direção dos professores: Paulo Roberto Nunes - 6º. Dan em Aikido, Luciano Larre 4º. Dan em Aikido e Renata Bezerra – Tenchi Tessen.

O evento terá a presença de uma delegação de alunos de Recife de diversos níveis de graduação, alguns vindos de experiências internacionais em Portugal, Suiça, França e Itália e demais convidados. O principal objetivo é promover o intercâmbio técnico e cultural entre praticantes de vários estados, nomeadamente Pernambuco, num espaço diferenciado voltado ao estudo das artes do movimento. A justificativa é trazer ao atual contexto sócio-cultural de nossa cidade, cada vez mais diversificado, novos olhares de procura. Compreendendo e descobrindo outras linguagens através do movimento relacionadas às artes do Budo de reconhecido valor educativo

O encontro abre as comemorações dos 25 anos de aniversário do Centro Cultural Georges Stobbaerts – Dojo Aracaju no ensino das artes do movimento o Aikido e o Tenchi Tessen em Sergipe e para marcar essa data acontecerá no sábado, 1 de abril, a partir das 8h, a aula inaugural do curso de meditação Zazen a ser implementado com disciplina oficial sendo aberta a todos os interessados. Terá como temática a harmonia do movimento.

CENTRO CULTURAL GEORGES STOBBAERTS – DOJO ARACAJU
Formalizada em agosto de 2000 suas atividades deram início no ano de 1998, constituindo-se em um dos projetos pioneiros de divulgação e ensino sistemático dessas artes em nosso Estado. Desde então, organizam-se de forma ininterrupta: estágios anuais, encontros, intercâmbios e demonstrações em prol de seu desenvolvimento.

TENCHI INTERNACIONAL BRASIL
Sediado na cidade de Recife é um espaço dedicado a promover as artes de movimento, desafiando fronteiras entre o Oriente e o Ocidente, com o sentido de união entre as diversas culturas. Desenvolve cursos permanentes de Aikido, Yoga, Iaido, Tenchi Tessen e Meditação, atividades artísticas, festivais, conferências e debates, exposições, seminários nacionais e internacionais e publicações de livros e revistas.

AIKIDO
É uma arte do Budo japonês criada por Morihei Ueshiba no começo do século XX. Está fundamentada na harmonia do corpo e do espírito, onde se trabalha a respiração, a disponibilidade e a concentração. Estuda os movimentos circulares e toma por base a unidade do homem sendo expressa pelos caracteres que a definem: Ai-harmonia, Ki-energia vital, Do-caminho.

TENCHI TESSEN
Unidade do corpo, da respiração e da consciência. É uma arte da expressão do movimento criada a partir do encontro de vários domínios, tais como do Yoga, da dança sagrada indiana, da dança e música sagradas dos monges sufis, do Zen e da Antropologia Teatral. Em japonês, TEN significa céu e CHI terra, constituindo-se no par primordial entre os quais se ergue o homem. TESSEN é o leque que simbolicamente representa a respiração.

Programação:
Sábado (01/04/2023)
8h – MEDITAÇÃO (aula inaugural)
9h às 10h15h – TENCHI TESSEN
10h30 às 12h - AIKIDO
Intervalo
15h às 16h15 - TENCHI TESSEN
16h30 às 18h - AIKIDO
20:30h - Jantar de confraternização

Domingo (02/04/2023)
9h às 10h15 – TENCHI TESSEN
10h30 às 12h - AIKIDO
Encerramento