23/05/2024 as 11:15

JOGOS

JEBs Sub-18 na capital sergipana segue até dia 24

Nesta edição, o campeonato conta com a participação de 26 federações esportivas, 1.802 alunos atletas e 279 professores de todos os estados do Brasil, nas modalidades de atletismo, karatê, tênis de mesa, xadrez e wrestling (luta livre).

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

JEBs Sub-18 na capital sergipana segue até dia 24

O incentivo ao esporte, inclusive ao desporto escolar, é prioridade do Governo do Estado, que este ano apoia a realização dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-18 na capital sergipana, Aracaju. As competições tiveram início na última sexta-feira, 18, e vão até o dia 24, e a abertura oficial do evento ocorreu na noite da terça, 21. Nesta edição, o campeonato conta com a participação de 26 federações esportivas, 1.802 alunos atletas e 279 professores de todos os estados do Brasil, nas modalidades de atletismo, karatê, tênis de mesa, xadrez e wrestling (luta livre).

Os Jogos Escolares Brasileiros são a maior competição de desporto escolar do país, e este ano Aracaju foi escolhida para sediar a primeira etapa da categoria Sub-18, uma novidade no cronograma do evento que possibilita a participação de jovens de 15 a 18 anos. As próximas fases devem ocorrer no mês de junho, nas cidades de Maceió/AL e Palmas/TO, onde serão realizadas as competições de judô e para-judô, basquete e vôlei de praia. 

Os JEBs Sub-18 funcionam como seletiva para a composição da delegação brasileira na ISF Gymnasiade 2024, que será realizada no Bahrain (região do Golfo Pérsico, na Ásia), em outubro de 2024 – e teve atleta sergipano que já garantiu sua vaga: o karateca João Paulo Santos Amaral, de 15 anos, que participou dos JEBs pela terceira vez.

Assim como ele, o estudante-atleta Kauã Daniel, 16, aluno do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, também é veterano na competição. Ele pratica luta olímpica há três anos e participa dos JEBs pela segunda vez, tendo conquistado uma medalha de bronze em 2022. “Este ano, eu vou correr atrás da medalha de ouro. Treinei bastante para isso e estou bem confiante”, assegurou. Para o jovem, a atração de eventos esportivos para Sergipe tem sido um diferencial desta gestão estadual. “Espero que aconteçam mais esses eventos, pois é bacana para todo mundo”, acrescentou.

Já a aluna-atleta Maria Clara Santana, 16, estreou nos JEBs este ano. Ela pratica wrestling há pouco mais de um ano, mas já participou de competições estaduais, como os Jogos da Primavera, e considera a realização e apoio a esses eventos fundamentais para o fomento ao esporte sergipano. “Para a gente, que ainda não é atleta de alto rendimento, essa já é uma oportunidade de ter uma base sobre o que é o mundo do esporte. Como é a minha primeira competição, eu vim em busca de experiência; quando aparecem essas competições, eu sempre procuro participar. Estou confiante, quero mostrar a grandeza do nosso estado, que geograficamente é pequeno, mas culturalmente é imenso”, ponderou a adolescente.

Este ano, um dos responsáveis pelo time sergipano de wrestling é o treinador Adrieder Fontes, que chama a atenção para o desenvolvimento de programas de incentivo ao esporte, como o ‘Sergipe no Pódio’, por meio do qual o Governo do Estado possibilita, com a compra de passagens aéreas, o deslocamento de atletas para competições que acontecem fora do estado. “Tem sido um benefício muito grande. Eu acredito que esta gestão tem estimulado muito, inclusive com o aumento dos valores do ‘Sergipe no Pódio’, que estimula ainda mais a participação em eventos nacionais. Esse incentivo vai estimular os atletas a se dedicarem cada vez mais e a representarem o estado”, considerou.