03/07/2025 as 16:02

SELETIVA DA FERROVIÁRIA

Aprovadas em seletiva de Aracaju viajam para São Paulo

Organizadora da seletiva na capital, Natali Coimbra, destacou o apoio dos pais nesta nova fase do futebol feminino

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aprovadas em seletiva de Aracaju viajam para São Pauloarquivo pessoal

Cinco jogadoras de Aracaju foram aprovadas na primeira etapa de uma seletiva para integrar as categorias de base da Ferroviária, umas das principais equipes de futebol feminino do Brasil. As meninas possuem entre 10 e 20 anos e duas delas viajam este mês para o interior de São Paulo, onde participarão de um novo teste no CT do clube paulista.

A viagem de Marcela Aguiar e Maria Clara Paiva está programada para o dia 21 de julho. A dupla vai ficar uma semana em Araraquara e será avaliada durante cinco dias de treinos intensivos. As outras três atletas viajarão em breve.

Para uma das aprovadas, essa nova oportunidade pode ser um divisor de águas na carreira. "Foi uma emoção enorme! Ver meu nome entre as aprovadas me deu uma alegria que é difícil até de explicar. É só a primeira etapa, mas já é uma conquista muito importante pra mim. Agora quero dar o meu melhor, mostrar quem eu sou dentro de campo e aproveitar cada segundo desse novo desafio", contou Maria Clara Paiva de 14 anos. 

Em caso de uma nova aprovação, automaticamente as aracajuanas passam a integrar as divisões de base da Ferroviária. "Seria um sonho para Maria Clara, ela desde pequena tem o desejo de virar jogadora profissional. Felizmente, o cenário do futebol feminino está avançando em Aracaju e nos deixa mais tranquilo para seguir com esperança de concretizar os anseios de nossa filha", declarou o pai de Maria Clara, Jerfison Dantas.

A organizadora da seletiva na capital, Natali Coimbra, destacou o apoio dos pais nesta nova fase do futebol feminino. "Felizmente, a realidade de hoje é muito diferente. Percebo que eles não medem esforços para buscar a realização do sonho da nossa filha, isso precisa ser enaltecido".

Natali também agradeceu ao apoio da Secretaria da Juventude e do Esporte de Aracaju por acreditar e apostar nesta novo momento do esporte na cidade. "Estamos cumprindo com a determinação da prefeita Emília Corrêa em dar novas oportunidades para as mulheres como um todo, e claro o futebol está inserido neste novo projeto", informou o secretário da Sejesp, professor Aquiles Silveira. 

Ferroviária, um gigante do Brasil

A equipe feminina da Ferroviária foi fundada em 2001 com objetivo de formar atletas e times competitivos que ajudassem na evolução do futebol feminino no Brasil, democratizando o direito da prática desportiva por todos.

Desde a sua criação, as meninas recebem o mesmo tratamento que a categoria masculina, sem distinções. Com um projeto totalmente integrado, a comissão técnica e atletas utilizam o mesmo espaço de trabalho de escritório, campo de treinamento e estádio. Além disso, valoriza-se a estrutura física e técnica da equipe, com analistas de desempenho, preparação física e estrutura de academias idêntica ao dos atletas da equipe principal.

Quase 25 anos depois de sua fundação, a equipe conquistou vários títulos importantes, entre eles: bicampeonato brasileiro, bicampeonato da Libertadores, tricampeonato paulista e a Copa do Brasil. Conhecidas como Guerreiras Grenás, as meninas do Ferroviária inspiram atletas de todo o país.