25/10/2025 as 17:11
ATP 500 DA BRASILEIA
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
João Fonseca no ATP da Basileia/FABRICE COFFRINI/AFPO brasileiro João Fonseca venceu, neste sábado, o espanhol Jaume Munar e avançou à final do ATP 500 da Basileia, na Suíça. O carioca fechou em 2 sets a 0, com vitórias por 7/6 (4) e 7/5.
João Fonseca, assim, alcançou pela primeira vez na carreira uma final de ATP 500. Atual 46º do ranking mundial, o carioca busca seu segundo título como profissional. Em fevereiro deste ano, ele conquistou o ATP 250 de Buenos Aires ao vencer o argentino Francisco Cerundolo.
E agora?
Diante do triunfo, o brasileiro avança à final do torneio na Suíça. Na decisão, João Fonseca irá enfrentar o espanhol Alejandro Davidovich, que avançou na outra semifinal após o abandono do francês Ugo Humbert devido a problemas físicos.
Já a grande final do ATP 500 da Basileia acontece neste domingo.
Como foi o confronto?
No primeiro set, ambos confirmaram seus serviços, mantendo a partida muito disputada e sem quebras até o 6 a 6, levando o set para o tie-break. No desempate, Fonseca se destacou ao controlar o ritmo, variar as jogadas e pressionar Munar, acertando bolas vencedoras nos momentos certos. Com consistência e precisão, o brasileiro fechou o tie-break em 7 a 4, garantindo o primeiro set.
No segundo set, Munar começou melhor e chegou a quebrar o serviço de Fonseca, assumindo vantagem de 2 a 1. Porém, o carioca devolveu a quebra rapidamente e manteve a confiança, confirmando todos os seus serviços seguintes. Com maturidade e controle emocional, Fonseca conseguiu quebrar o saque do espanhol novamente no momento decisivo, chegando ao 6 a 5. Após erro do adversário, o carioca fechou o set em 7 a 5, garantindo a vitória e avançando à final do torneio suíço.
Campanha de João Fonseca na Basileia
O jovem brasileiro vem fazendo uma campanha sólida na Suíça. Na estreia, eliminou o atual campeão Arthur Fils Mpetshi Perricard, número 33 do mundo. Nas oitavas de final, avançou por W.O., já que o tcheco Jakub Mensik (19º da ATP) desistiu antes do confronto. Após isso, também por desistência do rival, venceu o o canadense Denis Shapovalov, quando vencia por 2 sets a 1.