26/04/2022 as 10:05

MÚSICA

Héloa traz no seu novo disco “yIDé”

O yIDé tem uma linguagem pop, mas que traz o sagrado ancestral como fio condutor do projeto

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Trazer canções que exaltam as forças espirituais e de matriz africana e indígena evocando deuses, orixás, gritos de liberdade, esperança e fé é uma das propostas que a artista afroindígena Héloa traz no seu novo disco “yIDé”. O álbum, que conta com direção e produção musical do mestre Carlinhos Brown e Yuri Queiroga, além da participação de importantes nomes da música brasileira, chega hoje nas plataformas de música via selo Candyall Music. O yIDé tem uma linguagem pop, mas que traz o sagrado ancestral como fio condutor do projeto. Variados ritmos que permeiam esse trabalho, todos de matrizes africanas espalhados mundo afora como o ijexá, o reggae, o pop, a ciranda, sambareggae, samba duro, hip hop, dancehall, funk, rojão. Top!

LIVRO INFANTIL Histórias infantis permeiam o novo livro “Histórias que me contaram”, do publicitário, escritor e compositor Valfran Soares, que será lançado dia 28 de abril, a partir das 16h, na Livraria Escariz, da Avenida Jorge Amado, em Aracaju. Valfran conta que a escrita do livro publicado pela Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise) levou aproximadamente um ano. “Reunir várias ideias para transformá-las em pequenas histórias me mostrou quão prazeroso foi e está sendo. Também passei a enxergar que o tempo cronológico passa, mas a essência não envelhece, acompanha a contemporaneidade com expertise”, observa o escritor.

POEMAS Já está disponível o livro de poemas “Antologia: asfixia, lágrimas e superações - pandemia da Covid 19”, organizado pela professora Cândida Macedo. A obra, publicada pela Editoria Diário Oficial de Sergipe, reúne 36 poemas de alunos do 2º ano do ensino médio, do Centro de Excelência Professor João Costa, localizado em Aracaju. São poesias e ilustrações que tratam do reflexo da pandemia nos estudantes. WORKSHOP O advogado Vítor Lisboa realizou na última semana mais um workshop de sucesso. Desta vez, o tema foi “Planejamento Patrimonial, Familiar e Sucessório”. Vítor tem se destacado nessa área e se tornou uma referência no Estado. Parabéns!

OUVIDORIA DA EDUCAÇÃO Transparência e diálogo com a sociedade são peças fundamentais na administração pública. Na gestão da Prefeitura de Aracaju a ouvidoria funciona como um canal direto entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a população, tirando dúvidas, recebendo sugestões e ajudando a solucionar problemas. A Ouvidoria da Educação conta com fáceis canais de acesso. Qualquer cidadão pode entrar em contato através do telefone 3179-2071, do Whatsapp 98136-1246 ou ainda pelo e-mail ouvidoria.geral@aracaju.se.gov.br. Também é possível solicitar pedido de e-Sic através da plataforma 1doc. O setor é vinculado à Ouvidoria Geral da prefeitura e funciona em parceria com o órgão para dar celeridade às demandas recebidas através dos canais de atendimento.

INAUGURAÇÃO Próximo sábado, 30, às 17 horas, a Império, loja de frios e laticínios, será lançada em Aracaju. O lançamento reunirá empreendedores, embaixadores da marca, parceiros e influenciadores locais, como Lívia Sampaio, Eduardo Gimenez e Rayanne Rodrigues, em seu novo espaço, Av. Padre Nestor Sampaio, 627, no Bairro Ponto Novo. Os convidados irão curtir o show da cantora Carla Costa e degustar queijos artesanais da região, embutidos, produtos saudáveis e bebidas em parceria com a distribuidora Tio Luiz. A Império promete ser o mais novo case de sucesso do ramo em Aracaju. Venha prestigiar!

PROJETO Idealizada pelo Batalhão da Restauração da Polícia Militar e com o apoio da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), o projeto de equoterapia para crianças com deficiências ou necessidades especiais tem obtido bastante sucesso. Realizadas gratuitamente no Parque da Cidade por uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, psicólogos e psicopedagogos, as aulas já contemplam mais de cem crianças e segundo depoimentos de algumas mães o efeito tem sido extremamente positivo.

AVANÇO VACINAL A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alcançou a marca de 91,50% da população geral com vacinação em dia contra a Covid-19. Com isso, o número de casos está reduzindo de forma gradativa e possibilitou a flexibilização do uso obrigatório da máscara na capital. O dado coletado até a última terça-feira, 19, detectou uma queda de 61% de positivados na semana, a redução de internados caiu para 12,5% e a notificação de óbitos alcançou 10,2% a menos esta semana. São essas reduções que colocam a cidade de Aracaju em posição de destaque no controle da pandemia, segundo a secretária da SMS, Waneska Barbosa.