18/05/2022 as 13:14

NESTA SEXTA

Hidrogênio Verde: Estratégias e alternativas de negócios em Sergipe é tema de palestra em Aracaju

Serão discutidas sugestões de ações e potenciais parcerias que Sergipe pode fortalecer e firmar para ser inserido na cadeia do hidrogênio verde

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Parque Tecnológico de Sergipe - SergipeTec - irá promover nesta sexta-feira, 20 de maio, às 10h30, a palestra "Hidrogênio Verde: Possibilidades para o estado de Sergipe". A palestra terá abertura do diretor-presidente Eduardo Prado e do gestor de Pesquisa & Desenvolvimento e Energia Marcos Sobral e em seguida com as pesquisadoras Amanda Gonçalves e Fernanda Rodrigues. O evento será realizado no auditório da CODISE, que fica na Av. José Carlos Silva, 4444, no Inácio Barbosa, de forma presencial e também será transmitida ao vivo no canal do Youtube do SergipeTec.

Como Sergipe pode se posicionar no cenário do hidrogênio verde no Brasil?

É sabido que, a região do Nordeste conta com um alto potencial para a geração de energia renovável, além de possuir um porto em posição geográfica que favorece a logística de exportação para o mercado europeu e americano. Logo, Sergipe se destaca por estar em uma posição geográfica vantajosa para alcançar a Europa e a Costa Leste Norte-Americana. O Estado também se destaca devido aos empreendimentos que funcionam no setor de energia e portuário, como o parque eólico, o Terminal Portuário Inácio Barbosa privado offshore e a usina termoelétrica do Porto de Sergipe I, maior usina da América Latina movida a gás natural. Dessa forma, será abordado um panorama histórico referente aos maiores empreendimentos supracitados, bem como sugestões de ações e potenciais parcerias que Sergipe pode fortalecer e firmar para ser inserido na cadeia do hidrogênio verde.

A COP-26 da ONU mostrou que o mundo está pronto para o H2V e a recente guerra da Ucrânia está acelerando o processo da disseminação dessa tecnologia como fonte de "energia do futuro".