20/04/2018 as 15:14

Veja dicas e inspirações para ter um pergolado

Suporte para as plantas ou espaço de descanso, estrutura desse ambiente pode ser de madeira, metal, bambu ou concreto.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Veja dicas e inspirações para ter um pergoladoFoto: Divulgação

Você sabia que o pergolado de madeira ou pérgola está em alta na decoração? Os pergolados são estruturas decorativas, feitas com vigas paralelas apoiadas em colunas. Essas estruturas costumam servir de suporte para as plantas ou para criar um espaço de descanso mais convidativo em jardins, varandas ou pátios.

 

Na maioria das vezes, eles são construídos com madeira, mas também podem ser feitos de vários outros materiais, como metal, bambu e concreto. Eles são bastante populares, porque proporcionam um ambiente de relaxamento, formando uma espécie de galeria no local onde são fixados.

 

A palavra pérgola tem origem no latim antigo, no termo “pergula”, que se refere a uma cobertura protetora. Na Itália, os pergolados são muito usados em varandas como uma extensão da estrutura da casa ou em meio a jardins. Por lá, os pergolados vivem cheios de trepadeiras, que deixam o ambiente com um aspecto clássico e bonito, sendo perfeitos para receber os amigos, ler um livro, fazer refeições, ser um espaço de contemplação ou ainda serem utilizados como garagem.

 

A maioria dos pergolados de madeira possui a cobertura aberta. No entanto, com o objetivo de oferecer abrigo para a chuva, alguns modelos podem ser cobertos por plantas trepadeiras, placas de vidro ou até tecidos. Vale destacar, ainda, que o pergolado imprime sofisticação ao ambiente. Ele pode agregar plantas ornamentais e flores, formando um lindo jardim. Pode, ainda, controlar a incidência de luz e conferir um ar contemporâ- neo a qualquer espaço

 

Essa solução é muito utilizada na arquitetura, pois cria áreas de transição. Por ser composto por vigas espaçadas, podendo ou não ser coberto por vidro ou policarbonato translúcido, os efeitos de sombra gerados pelo pergolado são muito interessantes. Quando bem-explorados, esses efeitos geram ambientes ricos e confortáveis.

 

Compondo o Décor

 

Para compor a decoração com pergolado de forma harmônica, é indicado inserir uma cobertura de fechamento superior no pergolado para os dias mais chuvosos. Outra ideia é usar um ripamento em madeira ou bambu, assim pode-se usar este item abaixo da cobertura, proporcionando um sombreamento para um ambiente.

 

Outras opções para deixar o pergolado de madeira mais interessante e charmoso são os tecidos fixados nas vigas que criam uma espécie de forro em movimento. O efeito é fantástico! Também são usados forros em bambu, criando uma malha mais fechada, ótima pedida para aqueles que querem mais sombra.

 

Vale ressaltar, porém, que é preciso tomar alguns cuidados antes de construir o pergolado de madeira. Para a execução em ambientes externos, deve-se ter o cuidado de não deixar os pilares dos pergolados tocando o chão. Recomenda-se executar uma sapata em concreto ou fixá-lo com conexões metálicas. Dessa forma, a madeira fica protegida. Por falar em madeira, é importante que esta receba um selador ou verniz, para conferir proteção e maior durabilidade. Quando o pergolado de madeira é coberto, ele precisa respeitar o caimento mínimo de 5% do vidro ou policarbonato. Também é preciso se atentar à sustenta- ção dessa cobertura, para que a água da chuva não forme poças.

 

O ideal é a contratação de um profissional, uma vez que o dimensionamento e a loca- ção do pergolado devem ser pensados com cautela. Além de estarem integrados à arquitetura para que não fique com caráter de puxadinho. Para dar maior sustentação ao pergolado, ainda é possível construir vigas de concreto e revesti-las com porcelanato de madeira. O efeito decorativo é o mesmo da madeira natural, só que a estrutura ficará muito mais resistente e sustentável.