04/05/2018 as 09:57

Como usar fita de LED na decoração

Além de deixar a sua casa mais bonita, a fita de LED é econômica, pois não gera gastos significativos na conta de energia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A iluminação feita com LED é a nova tendência quando o assunto é decoração. É uma forma prática, rápida e barata de deixar a sua casa mais moderna, com uma iluminação indireta e mais suave, o que proporciona mais aconchego aos cômodos ou destaque a algum item da decoração.
Além de deixar a sua casa mais bonita, a fita de LED é econômica, pois não gera gastos significativos na conta de energia.

Sem contar que é superfácil de instalar. Como já vem em uma fita dupla face, você mesmo pode colocá-la sem precisar contratar um profissional para esse serviço.

                                     


É importante ressaltar que existe a fita de LED e a mangueira de LED, ambas com pequenas lâmpadas agrupadas, como um pisca-pisca usado na decoração de Natal. A diferença é que a fita de LED é mais fina e chapada, enquanto a mangueira tem o formato cilíndrico e, por isso, ocupa mais espaço que a fita de LED. A fita é ideal para móveis menores, superfícies estreitas, pequenos detalhes e objetos e locais com curvas – que é impossível fazer com a mangueira –, já que a fita de LED dobra com mais facilidade.

                                      


E o uso? Bem, as possibilidades são diversas. Você pode usar a fita de LED em volta de espelhos e quadros, em nichos, prateleiras e estantes, nos degraus e corrimãos de escadas, atrás da cabeceira da cama ou do painel da TV, nas prateleiras do closet, no balcão da cozinha, na pia do banheiro, no jardim de inverno, no teto, fazendo um céu de estrelas no quarto do bebê, e por aí vai... Ah, uma forma muito comum de usar a fita de LED é colocá-la em sancas, aquelas molduras feitas em gesso ou madeira nos tetos ou paredes.

Cores variadas
Vale dizer que o comprimento da fita de LED vai de 1 a 5 metros, podendo variar na quantidade de LEDs. Porém, o corte da fita deve ser feito por módulos que podem ser divididos de três em três lâmpadas ou de seis em seis lâmpadas, e não por metros.


O preço da fita de LED, por sua vez, pode variar de acordo com o modelo, quanto às cores, que podem ser brancas ou transparentes, enquanto a luz (temperatura da cor) reflete nuances variadas de branca intensa, branca neutra, amarelada, âmbar ou ainda o modelo que muda de cor, chamado RGB, sigla que significa Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul).


Também pode variar quanto à forma de alimentação (energia, bateria ou pilha) e quanto à potência, podendo ser uma iluminação mais suave ou mais forte. Alguns modelos vêm com controle remoto, o que possibilita controlar a intensidade da luz, fazer piscar ou mudar de cor.
A fita de LED à pilha é o modelo que mais se parece com um pisca-pisca de Natal, sendo ideal para decoração de pequenos ambientes, como armários e espelhos, além de arranjos e luminárias, por exemplo. Ela vem com um botão de ligar e desligar, e também é em fita dupla face. Geralmente, usa três pilhas AA. Além de todos esses benefícios, a fita de LED também é facilmente encontrada, tanto em lojas físicas de artigos de decoração, iluminação e de material elétrico, quanto em lojas online.