13/07/2018 as 14:10

Morar Bem

Coloque o estilo hygge em sua casa neste inverno

Trata-se do estilo de vida que faz a Dinamarca ser o país mais feliz do mundo.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Hygge, esta pequena palavra dinamarquesa, que não tem tradução exata, tenta explicar aquela sensação interna de paz que as pessoas sempre buscam. O conceito significa aconchego, a arte de criar uma atmosfera simpática, seja onde for, e o prazer de curtir momentos simples, que prezam pelo conforto e bem-estar. É a felicidade que surge nos pequenos momentos da vida, é sentir-se acolhido, relaxado e livre. Tem a ver não apenas com coisas materiais, mas com compartilhar momentos com pessoas de quem se gosta ou até mesmo quando se está sozinho.


“Normalmente, são programas caseiros, sem custo e desconectados de tecnologia. Essa tendência veio da Dinamarca, país conhecido pelos altos índices de felicidade do seu povo, que defende que praticar alguns minutos de hygge por dia ajuda a se sentirem mais felizes”, explica Sílvia Scigliano, consultora certificada pelo Fashion Institute of Technology (FIT). Ela destaca que essa tendência também chegou na moda, em tecidos confortáveis, como o moletom, fibras naturais, como algodão e lã, e, principalmente, tricôs, sempre em cores neutras e claras.


A decoração também sofreu influências, já que a maioria dos dinamarqueses têm esses momentos dentro das casas deles, principalmente no inverno. Confira, agora, cinco maneiras para você se inspirar e transformar seu lar nesta estação com o estilo hygge.

 

 

ILUMINAÇÃO NATURAL E VELAS


No hygge, cuidar da iluminação é imprescindível para que o ambiente seja convidativo. Velas são importantíssimas: elas trazem aconchego, intimidade; e as perfumadas estimulam os sentidos. Alguns nórdicos acreditam que o outono e o inverno são as melhores épocas para acendê-las e ter este “sentimento”.


A luz natural também é fundamental. Preste atenção ao aproveitamento das janelas, elimine todo e qualquer adorno que impeça ou dificulte a passagem do sol durante o dia e escolha cortinas que tragam leveza.

 

 

TOQUE ESPECIAL


Colocar uma boa música de fundo, flores naturais sobre uma mesa: aquele toque especial pode provocar um prazer simples e bem-estar. Texturas de madeira ou pedra, lã, linho, algodão podem aquecer o ambiente. Almofadas, itens com materiais de toque suave e confortável traduzem perfeitamente o conceito. Todos esses detalhes usando materiais naturais fazem toda a diferença no estilo e trazem felicidade através da simplicidade.

 

 

OBJETOS AFETIVOS


Que tal neste inverno resgatar lembranças, fotografias e objetos que estavam guardados em caixas e colocar à vista como parte da decoração para lembrar sempre do que o faz feliz? Separe um bibelô, um porta-retrato com uma imagem que traga uma sensação boa. Lembre-se de sempre das experiências, do básico e coisas simples da vida.

 

 

ACONCHEGO E SIMPLICIDADE


Comer e beber coisas gostosas, como um chocolate quente, e estar próximo à natureza também fazem parte do ritual. Na Dinamarca, as pessoas usam bastante o tempo delas de maneira eficaz, seja para trabalhar ou realizar as tarefas diárias. Além disso, ter um momento para se cuidar e relaxar após as obrigações é necessário.


Dedique-se, então, a fazer o que você se sente bem. Este modo de vida ajuda a entender a importância da simplicidade. Leia um bom livro na cama quentinha, veja um filme, passeie com seu cachorro e, depois, tome um bom chá, sem pressa. Permita-se.


É importante também criar refúgios, cantinhos com toques especiais em sua casa. E por falar nisso, malhas, almofadas e tapetes trazem mais conforto e tornam a casa mais acolhedora e convidativa para você desfrutar esses momentos.

 

 

RECEBA OS AMIGOS


Brasileiro ama receber os amigos em qualquer época do ano. E, no inverno, nada melhor do que queijos, vinhos, foundue! Mas é importante saber que o hygge pode acontecer em qualquer lugar. Não em apenas em um ambiente ou em uma estação. Ele pode ser aplicado um churrasco ao ar livre no verão, em um passeio pelo parque e até em um jantar num restaurante.


A maioria dos dinamarqueses gosta de se reunir no conforto do lar, por isso se inspire e abra as portas da sua casa para os amigos e família sempre. Pense com carinho no menu, faça um gostoso jantar à luz de velas, coloque uma toalha bem bonita, flores na mesa e pronto! Aí está uma bela sensação de agrado!