13/07/2018 as 14:28

Ahapauaua

Apartamentos de 45m² podem ser muito aconchegantes

Os imóveis estão cada vez menores.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Apartamentos de 45m² podem  ser muito aconchegantesFoto: Divulgação

Os imóveis estão cada vez menores. E, com esse tamanho, surge a necessidade de otimização de espaços. Destaque, porém, que arrumar um apartamento ou uma casa com pouco espaço não é tarefa das mais fáceis. É preciso diversos cuidados para planejar muito bem cada metro quadrado que será ocupado e trazer soluções aconchegantes e que valorizem os ambientes.


Alguns profissionais acabam se destacando nesse segmento de pequenos espaços por ofertarem boas soluções. A designer de interiores Andrea Fonseca é exemplo disso. “O pequeno apartamento necessita de soluções inteligentes e bem-distribuídas, como os ambientes sociais integrados, quartos confortáveis, ótima iluminação e decoração contemporânea. Não posso dizer que é fácil, mas é muito prazeroso ver o resultado”, admite.


Em cada um dos ambientes, o cliente precisa encontrar muitas soluções. Diferentemente de um imóvel grande, os menores precisam oferecer mais de uma solução por ambiente, justamente para aproveitar cada cantinho. Os ambientes sociais integrados são uma excelente saída em apartamentos.
“Investir, também, em uma rica distribuição de iluminação em todo o espaço e trabalhar em tons claros traz a sensação de um espaço ainda mais ampliado”, comenta a designer, que preparou algumas dicas para os leitores do Morar Bem que estão montando um novo lar. Confira:

 

1 – A cozinha é um dos ambientes mais importantes de qualquer casa, independentemente do tamanho. Por isso, a cozinha planejada para apartamento pequeno é a primeira dica.


2 – No caso da sala, escolha objetos multifuncionais e tenha sempre em mente as proporções do cômodo. Um bom sofá-cama ou futon que abra e vire cama de casal pode ser ótimo para quando você receber visitas, por exemplo.

 

3 – Os espelhos parecem “duplicar” os cômodos onde são colocados, o que também passa a impressão de que eles são maiores. Portanto, espelhos são perfeitos para apartamentos pequenos.