10/08/2018 as 08:49

Decoração

Gelateria Moderna ganha ares retrô e encanta

Projeto arquitetônico resgata a narrativa de antiga sorveteria, ao mesmo tempo que conta uma nova história.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Arquitetura é a arte de transformar sonhos em realidade a partir de traços e desenhos que ganham forma, cor, textura e luz. O que a maioria das pessoas não sabe é que cada projeto tem uma boa história por trás. Recentemente, Flávia Barreto e Maria Hora, arquitetas e proprietárias do MH Arquitetura, tiveram a possibilidade de resgatar uma bela história. Trata-se da Gelateria Moderna, que será inaugurada, em breve, em uma galeria na Alameda das Árvores, em Aracaju.

 

                                                


Vale destacar que sempre que um cliente decide procurar um arquiteto é porque precisa que aquele profissional deixe real tudo aquilo que ele tem na mente e, muitas vezes, no coração. Em projetos residenciais, até é fácil de imaginar. Mas, nos comerciais, muitos estranham. Imagine que, independentemente de ser um lar ou um comércio, o ambiente precisa ter vida, precisa transmitir sensações.

O escritório MH Arquitetura tem muita expertise nesse assunto em Sergipe. Uma das sócias ressalta a importância de priorizar os sonhos do cliente. “Os projetos em arquitetura devem seguir os gostos e a história de vida de quem nos contrata. Isso é dar personalidade”, explica Maria Hora.


Para a arquiteta Flávia Barreto, há trabalhos que são extremamente especiais e que é preciso muita sensibilidade, como é o caso da Gelateria Moderna. “Pudemos resgatar a herança afetiva do nosso cliente de uma maneira singela, e o resultado ficou maravilhoso. Um empreendimento comercial cheio de significado e personalidade é possível e é fundamental. Temos certeza de que os clientes da gelateria sentirão tudo isso”.

Gelateria Moderna
Entre os anos 1950 e 1970, no município de Propriá, no Interior do Estado, havia uma lanchonete muito charmosa, a Sorveteria Moderna. O nome fazia alusão ao Modernismo, movimento artístico e cultural que surgiu no começo do século XX e se estendeu até meados dos anos 1980. Muitas décadas depois, o filho e o neto do Sr. Isaltino Prata, proprietário daquela sorveteria, procurou o MH para que fosse desenvolvido o projeto de uma gelateria, algo ousado e novo, mas que conseguisse conversar bem com a memória do cliente.


Após ouvir todo o relato, a equipe de arquitetura tinha a missão de resgatar a história, mas, ao mesmo tempo, contar uma nova. Impossível? Não! O resultado ficou surpreendente. A Gelateria Moderna tem um estilo retrô justamente para contrapor ao nome e contar que o ambiente tem vida pulsante. “Usamos as cores da marca da empresa, mas transformamos o vermelho e o verde que predominam na comunicação visual em tons que remetam a sorvetes, além de ter elementos amadeirados marcantes. Não vou adiantar muito para que os leitores queiram conhecer de perto”, declara.