27/08/2018 as 09:46

Pallet

Reutilizar materiais ajuda a reduzir impacto ambiental de construções

Dá para fazer belas peças, como essa cama,a cabeceira e os criados-mudos de pallet

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A sustentabilidade não é mais uma opção. É uma necessidade. A concentração de gás carbônico na atmosfera chegou, em 2017, a níveis nunca vistos em 800 mil anos, segundo estudo divulgado em agosto pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos, a NOAA. E uma das áreas que mais impactam nesse resultado é a construção: ela é responsável por 39% das emissões de CO2 relativas ao uso de energia elétrica. Segundo relatório de 2017 da ONU Meio Ambiente, é preciso aumentar em 30% a eficiência energética do setor da construção até 2030 para alcançar as metas do Acordo de Paris. Apesar disso, planejamento e consciência nos projetos podem criar construções que reaproveitam recursos e consomem menos energia.

                                                      

“Dá para fazer coisas bonitas sem ter materiais novos. Você consegue dar destino a materiais que não têm para onde ir”, diz Larissa de Aguiar Cayres, coordenadora dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores do Centro Universitário IESB. Segundo a professora, uma parte da produção das indústrias acaba virando descarte, por fugir do padrão de qualidade. Esse material, porém, pode ser transformado em móveis e peças de decoração.

Larissa, juntamente com a arquiteta Camila Chagas, falou mais sobre esse tema no Conecta IF, evento de educação, ciência e tecnologia que aconteceu entre 6 e 10 de agosto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, DF. “A sustentabilidade começa na escolha de materiais que tenham menor impacto, que tenham certificado para você saber que eles não são de origem ilegal e de materiais que possam ser reciclados”, conta Roberta Costa e Lima, engenharia florestal e professora do IESB. “Não adianta você comprar um sofá que daqui a dois anos precise ser descartado e acabe poluindo o ambiente”, continua.

Existe um grande número de técnicas que podem ser usadas na construção para diminuir os impactos ambientais. Uma escolha inteligente de janelas pode aproveitar melhor a luz natural e diminuir a necessidade de lâmpadas. Telhados verdes refrescam o prédio e ainda ajudam a diminuir a ocorrência de enchentes na cidade, uma vez que eles absorvem a água da chuva.

“Já existe um mercado consumidor que pede esse tipo de solução”, diz Roberta. Segundo ela, é importante que o profissional que queira entrar na construção, hoje em dia, tenha contato com a sustentabilidade desde cedo, para que isso faça parte de sua cultura profissional.