11/09/2018 as 16:30

CHARME EXTRA

Dê um toque de verde na sua casa com minicactos

Os cactos têm sido os eleitos da vez pelos moradores de grandes cidades, com vidas corridas, para dar um toque de verde e trazer a natureza para dentro de casa.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Dê um toque de verde na sua casa com minicactosFoto: Divulgação

Pela facilidade de cuidado e manutenção, os cactos têm sido os eleitos da vez pelos moradores de grandes cidades, com vidas corridas, para dar um toque de verde e trazer a natureza para dentro de casa. E mesmo para quem mora em pequenos espaços, é possível apostar na tendência: os minicactos estão com tudo e vão dar um charme extra a qualquer cantinho.

Acostumado a usar esse tipo de planta em suas produções, tanto em terrários como em pequenos jardins móveis, que podem ser levados a qualquer lugar, o paisagista Roger Evangelista compartilha algumas dicas para que seus minicactos fiquem saudáveis.

SOB O SOL

A primeira coisa a levar em consideração é que os cactos, do grupo das suculentas, gostam de lugares ensolarados. “Como são plantas de deserto, apenas a claridade intensa não é suficiente. O ideal são pelo menos dois a três dias de sol por semana”, aconselha Roger.

Muita gente costuma colocar seus minicactos no banheiro. O problema nesse ambiente é que, normalmente, não há incidência de sol direto, o que é prejudicial para as plantinhas.

FLORES

Alguns minicactos vêm com florezinhas coloridas acopladas. Elas são lindas, sim, porém são de mentira. E acredite: são muito prejudiciais aos cactos. Para colocar essas flores, é preciso furá-los com uma agulha ou alfinete. Se você tem um desse em casa, o ideal é tirar a flor para que a planta cicatrize essa região e continue crescendo normalmente. Mas não pense que nunca verá uma flor no seu minicactos. Eles podem dar flores de verdade! Geralmente, elas duram poucos dias, de três a quatro, e são bem fininhas e delicadas.

CRESCIMENTO

Se você alimentar seu minicactos com substrato, tomar todos os cuidados e colocar em vasos maiores, ele pode crescer – e deixar de ser mini. “Às vezes, ele pode crescer desordenadamente por falta de luz. Pode começar a ficar torto ou mais fino”, explica Roger. Para mantê-lo num tamanho mais enxuto, é preciso deixá-lo em vasinhos menores com pouca terra e pouco substrato.

REGA

Em um vaso com furo embaixo, a rega deve ser feita a cada 15 ou 20 dias. Caso ele fique no sol direto, a água vai evaporar mais rápido, e esse intervalo precisará ser menor. Mas a dica é checar quando a terra estiver seca. Aí, sim, seus cactos estão precisando de água.

ARRANJOS COM MINICACTOS

Para combinar com outras plantas em um arranjo, é preciso escolher espécies de ambientes parecidos (que precisam de sol e de pouca água). O mais comum é combinar cactos com outros tipos de suculentas.