19/10/2018 as 09:14

Qualidade

Ergonomia é essencial no ambiente de trabalho

De acordo com a arquiteta Juliana Lemos, a ergonomia está cada vez mais presente nas empresas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ergonomia é essencial no ambiente de trabalho

Para falar sobre a importância da ergonomia e acessibilidade no ambiente laboral, os arquitetos Elso Moisinho e Juliana Lemos, da L&M Arquitetos, participaram de um bate-papo com funcionários da loja de móveis e decoração Tok&Stok. A convite da loja, eles se reuniram com colaboradores na tarde da última terça-feira, dia 16 de outubro. O encontro foi dividido em dois momentos com turmas de dez pessoas.

Vale destacar que as condições gerais de trabalho, considerando a iluminação, o nível de ruídos e a temperatura, são os principais causadores dos problemas que afetam diretamente a saúde dos funcionários de uma empresa. Nesse caso, a ergonomia, conhecida como o estudo da relação entre o homem e o ambiente de trabalho, pode contribuir muito para evitar que essas enfermidades ocorram, tornando cada vez mais eficiente o controle e as condições adequadas de trabalho.


De acordo com a arquiteta Juliana Lemos, a ergonomia está cada vez mais presente nas empresas. Para ela, é muito importante trabalhar em um ambiente ergonômico, que possibilite conforto e bem-estar aos funcionários. Isso porque, a profissional explica, traz maior produtividade, prazer, não exige retrabalho, propiciando conforto e segurança, sem falar nos benefícios para a saúde.

“A acessibilidade também é outro ponto importante, pois possibilita que pessoas com mobilidade reduzida ou com necessidades especiais sejam acolhidas no ambiente da empresa da melhor forma possível. A deficiência não está nas pessoas, mas, sim, nos projetos que são elaborados. Se pudermos desenvolver um projeto que seja acessível a esse público, vamos propiciar que todos possam utilizá-lo sem gerar nenhum tipo de desconforto”, comenta. Segundo os arquitetos, aliás, o importante mesmo é a elaboração de um projeto de arquitetura acessível a todo tipo de pessoa. Dessa forma, todos trabalham bem e felizes.