23/11/2018 as 11:56

Diferencial

Berçários apostam em conforto e funcionalidade

Projeto diferente: berçário tem área verde com solário e muito espaço para as crianças brincarem.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Berçários apostam em conforto e funcionalidade

A escolha de um berçário ou escola para os filhos é um momento muito complicado para os pais. Eles possuem a tarefa de eleger o espaço cuja função maior será a de servir como casa para seus bens mais preciosos durante grande parte do dia. Esta é uma decisão difícil, e o local escolhido que oferecer uma estrutura que mais se encaixe neste perfil certamente sairá na frente. Um bom lugar para acolher os pequenos, além de ser funcional, deve aparentar oferecer o melhor serviço para os pais.


Espaços para bebês sempre são os que mais atraem os olhares cuidadosos dos pais. Quando se pensa na arquitetura para berçário, é preciso levar em consideração a beleza, a funcionalidade, a segurança, o estímulo e o acolhimento.

E foi levando em consideração esses requisitos que o projeto do Jardim Escola Babyleu foi desenvolvido pelos arquitetos Juliana Lemos e Elso Moisinho, do escritório L&M Arquitetos, seguindo o desejo das proprietárias. “O Babyleu foi pensado com todo o carinho por nós. Quando resolvemos passar desse sonho para a realidade, foi escolhida a LM Arquitetos para projetar não uma escola, mas um lar. Nesse projeto, queríamos que existisse amor, cores, muito verde e aconchego. O Babyleu, hoje, é exatamente assim. O projeto conseguiu transpassar tudo que estávamos pensando: salas ventiladas, minhas crianças felizes, brincando pelo parque, e meus menores podendo tomar o banho de sol pela manhã com a tranquilidade que o solário proporciona. O projeto foi um sonho realizado”, afirma Jennifer Azevedo.


Para a mamãe Nayara Dantas, o berçário ficou ainda mais acolhedor. Segundo ela, o Babyleu tem um projeto diferente, porque tem uma área verde que ela considera maravilhosa, com solário, além de ter muito espaço para as crianças brincarem e fazerem as atividades delas. “É um lugar fresco, lindo, cheio de cores e idealizado com muito amor. Minha filha ama o berçário, e isso me tranquiliza. O Babyleu proporciona que as crianças cresçam e aprendam em um espaço pensado no conforto e no bem-estar delas, nosso maior tesouro”, comentou Nayara, que é mãe de Eva.

Sonho realizado
De acordo com Juliana Lemos, uma das arquitetas responsáveis pela nova sede, desenvolver o projeto do Babyleu foi maravilhoso, pois as proprietárias confiaram no escritório delas para desenvolver o maior sonho, que era a nova sede. “Sempre muito preocupadas com o bem-estar e com espaços amplos para as crianças, tínhamos ali um grande desafio pela frente. Não era apenas o projeto de um berçário, mas, sim, desenvolver algo que envolvesse os critérios necessários, como salas ventiladas, espaços amplos e confortáveis, com dimensões adequada, que fossem de acordo com a quantidade de alunos por sala”, explica a arquiteta.


E mais: as profissionais também queriam mergulhar no universo infantil de forma lúdica. Conciliar as cores, paisagismo, volumetria da fachada, além de propostas voltadas à sustentabilidade e acessíveis para o público infantil. “Então, contamos com banheiros adaptados, salas com o peitoril das janelas mais baixo, criamos um espaço para horta e, dessa forma, permitimos o uso e o acesso aos espaços por qualquer faixa etária”, esclarece Juliana.


A especialista comenta que um projeto de arquitetura para berçários deve seguir muitas regras, sem esquecer que, desde o espaço de dormir até o espaço de brincar, deve haver “alma”. E, neste caso, segundo Juliana, os detalhes, os quais elas adoram pensar, fazem toda a diferença. “Espaços lúdicos também oferecem aos bebês melhores condições de aprendizado, pois disponibilizam um ambiente agradável e confortável”, avalia.