12/04/2019 as 08:26

Decoração

Entenda a importância de planejar todos os detalhes do quarto de bebê

Arquiteta dá dicas para projetar o ambiente de forma que, no futuro, possa ser adaptado para um segundo filho, por exemplo.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A chegada de um filho muda toda a rotina de uma casa. Tudo é pensado com muito carinho para acolher o novo morador. A decoração do quarto de bebê, então, é um momento de grande expectativa para os pais e, por isso, deve ser bem-planejada. Então, assim que souber da gravidez, o primeiro passo é contratar um arquiteto para fazer o projeto de interiores e definir as prioridades para dar tempo de fazer tudo com calma.


Foi assim, de forma planejada, que a funcionária pública Anna Beatriz Déda recebeu o primeiro filho, Davi. Dois anos depois, Maria Luiza veio para completar a família. Na verdade, Anna Beatriz e o marido Ygor Sydharta decidiram que não demorariam para encomendar o segundo filho. Por isso, planejaram o quarto do primogênito de forma que pudesse ser utilizado pelo segundo bebê. E assim foi feito. “Sempre desejei ser mãe, e desejava ter mais filhos. Tínhamos na cabeça o desejo de criá-los juntos e de que o trabalho fosse de uma vez só. Foi quando, na primeira gestação, contatamos a arquiteta Lara Borges para projetar o quartinho do Davi, que ficou lindo”, comenta a funcionária pública.

Para compor o quarto do menino, as cores escolhidas foram o branco e o azul. De acordo com Lara Borges, o enxoval foi em tons de bege e azul, todo em poá, assim como o pendente escolhido, tornando o quarto delicado. “Para deixar o quarto masculino, usamos ursos na decoração e detalhes no abajur, papéis de parede e boiserie com tons azuis, tom sobre tom”, explicou a arquiteta. Ela comenta, ainda, que usou linho para as cortinas, para dar suavidade, discrição e ar mais masculino ao quarto do bebê.

                                  

O mobiliário na cor branca, por sua vez, permitiu que os detalhes sobressaíssem, como o puxador do guarda-roupa em laca azul. Na outra parte do guarda-roupa, foi colocada uma porta de vidro transparente, permitindo visualizar as roupinhas penduradas. Além disso, foi usado dossel com tule no berço, dando ar de sofisticação ao ambiente.

De cara nova
Dois anos depois, o quarto do Davi deu lugar ao aconchegante refúgio da Maria Luiza. Mais uma vez, a arquiteta entrou em ação e transformou o espaço para a chegada da princesinha. “O quarto foi o mesmo – berço, cama de apoio, trocador e guarda-roupa –, mas os detalhes fizeram toda a diferença. O abajur foi laqueado na cor rosa, o dossel recebeu flores brancas, coladas uma a uma, as prateleiras também mudaram de cor e a decoração com bailarinas e ursinhas deram um ar romântico ao quarto da pequena”, disse Lara Borges.

                        

Já as paredes foram cobertas com papéis florais. O detalhe do puxador, que antes era azul, ganhou resina floral, e o quarto recebeu mais boiserie. O estofado também foi aproveitado, assim como a cadeira de amamentação e o trocador, ganhando apenas tecidos novos. O resultado deixou Anna Beatriz e Ygor satisfeitos. “O trabalho dela foi incrível e atendeu todas as nossas expectativas, tanto na versão masculina quanto na feminina. Ficou lindo e acolhedor. Sem falar que economizamos, aproveitando o que já tínhamos. O quarto ficou novo e do jeitinho que sonhamos”, disse Anna Beatriz.

Maria Luiza chegou e aproveita bastante o cantinho dela ao lado da família, e Davi ganhou um quarto novo, também assinado pela arquiteta Lara Borges. Dessa vez, atendendo às necessidades de um garotinho de 4 anos, com cores mais vivas e mobiliário mais moderninho.