26/04/2019 as 09:24

Segmento

Marcus Araujo, o mago do imobiliário, apresenta palestra em Aracaju

Com apoio institucional da Ademi/SE, o presidente da Datastore desvenda as novas tendências do mercado imobiliário. O acesso é gratuito.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Marcus Araujo, o mago  do imobiliário, apresenta  palestra em Aracaju

 O segmento imobiliário em Sergipe terá uma grande oportunidade de aprendizado na semana que vem. Empresários, diretores de construtoras e imobiliárias, gerentes, engenheiros, arquitetos, corretores de imóveis e estudantes de áreas afins vão poder assistir – de forma gratuita – à palestra de um dos mais renomados especialistas em inteligência para o setor: Marcus Araujo, presidente da Datastore. Considerado o mago do setor de imóveis, ele abordará o tema “Tendências do mercado imobiliário” na próxima terça-feira, dia 30 de abril, no auditório da Cohab Premium Imobiliária, em Aracaju, das 9h às 12h. O evento tem o apoio institucional da Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi/SE).


Com mais de 200 mil entrevistas de campo realizadas somente nos últimos quatro anos, a Datastore possui um acervo de dados que serve como embasamento para esta palestra. Segundo Marcus Araujo, que é também embaixador da house Vitacon e membro do Conselho Regional de Estatística de São Paulo, serão apresentadas as tendências do setor imobiliário e as novas expectativas do consumidor em diversas categorias de imóveis. A entrada é gratuita, e as vagas, limitadas. Os interessados em participar podem se inscrever através do link https://conteudo.datastore.com.br/inscricao-tmi-abril2019. Mais informações pelo telefone (79) 3215-8866.

Marcus Araujo destaca, por exemplo, mudanças no perfil da família brasileira, antes muito mais numerosa e que, hoje, “encolheu”, o que impacta e interfere na necessidade de projetar imóveis menores, mais compactos, e mais funcionais para este novo perfil familiar. “Criou-se um hiato na demanda, porque as famílias não formam mais como formavam na década de 1980, 1990 ou até 2000. Como elas são muito pequenas, não precisam mais de muito espaço como precisavam antes”, explica.


De acordo com pesquisas da Datastore, em Aracaju, houve um “encolhimento” de 15% nas unidades habitacionais. “Só que os empresários ainda não sabem disso. Muitas vezes, diante da crise, guardam o projeto feito anteriormente e, depois, quando vão usá-lo, já não se adequa às necessidades do mercado”, argumenta. Já no Sul do País, ele aponta, em dez anos, o imóvel “encolheu” 75%. Além disso, para o especialista, em tempos de uma revolução embasada na singularidade, a nova fronteira do mercado imobiliário é o serviço, já que itens como segurança e lazer foram prontamente cumpridos pelas construtoras nos últimos anos.

Diante disso, Marcus Araujo tem como expectativa transmitir informações que criem um novo ânimo no empreendedor sergipano, a fim de que ele não receie fazer lançamentos, baseando-se nas atuais dificuldades do mercado. “Vou apresentar uns dez cases diferentes no Nordeste, em vários lugares do Brasil, de produtos que se ajustaram a essas novas expectativas e que as empresas tiveram sucesso”, comenta o presidente da Datastore.

Sobre o palestrante
Em 1994, Marcus Araujo fundou a Datastore em Campinas, no Estado de São Paulo, como um verdadeiro self-mademan, ainda recém-graduado em Estatística. E, nestes 25 anos, atingiu todo o território nacional. Já são mais de 3.700 projetos, alcançando a impressionante marca de R$ 555 bilhões em empreendimentos imobiliários pesquisados, representando 243 milhões de metros quadrados, 905 mil unidades de imóveis, participando ativamente da construção da nova malha urbana brasileira.

Em 2013, o especialista foi cofundador da Stratesign, uma agência de marketing para o setor imobiliário. Entre 2017 e 2018, iniciou um ciclo de palestras intitulado “Roadshow Datastore Cenário imobiliário”, visitando mais de 50 cidades brasileiras com uma plateia de mais de 10 mil empresários, executivos, corretores e líderes do setor. No ano passado, criou a M1Trends, uma empresa de consultoria para ajudar a definir os produtos imobiliários das próximas décadas.


Neste ano, acaba de lançar a palestra “O imóvel além do imóvel”, que foi ministrada primeiramente na sede do Mercado Livre, em Osasco, na Grande São Paulo, junto com Alexandre Frankel, CEO da Vitacon. A nova palestra se tornou um grande sucesso e já possui mais de 30 agendamentos para 2019 e 2020, inclusive em Portugal, e um livro sobre o assunto está sendo escrito, com lançamento aguardado para o segundo semestre. Detalhe: ele possui mais de 25 mil seguidores nas redes sociais.