23/09/2019 as 11:14

Decor

Espelhos: quais tipos e como utilizar na decoração

Lara Borges lembra que os uso dos espelhos exigem alguns cuidados que devem ser levados em consideração.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com ou sem moldura, sozinho ou em mosaico, estilo mais moderninho ou com um ar vintage, o espelho é uma peça curinga e um dos poucos acessórios que tem unanimidade da arquitetura por combinar com tudo e com todos os estilos de ambientes, independente de tamanho, cor ou textura. Mas você sabe quais são os tipos de espelhos mais adequados para decoração? Os espelhos surgiram há cerca de 200 anos e com o passar do tempo foram ganhando novos estilos. Cristal, bronze e Fumê são os tipos de espelhos mais utilizados pelos arquitetos. Para Lara Borges, arquiteta e urbanista não existe indicação para determinado tipo de espelho para os cômodos. "Os espelhos podem ser usados em qualquer ambiente, mas sempre indico para meus clientes o espelho Cristal, para os quatros porque o fumê e bronze muda a coloração da roupa, maquiagem e pele", explica a arquiteta.

Há vários modelos de espelhos e cores, cada um com sua beleza. Mas Lara Borges lembra que os uso dos espelhos exigem alguns cuidados que devem ser levados em consideração. Quando o assunto é harmonia, não há regras. Aqui, a imaginação é o limite, mas, claro, sem deixar a moderação de lado na hora de combinar. “Indico usar as mesmas referências de estilo. Para uma decoração mais clássica, escolha espelhos com molduras douradas, talhadas em madeira nobre ou grandes e apoiados. Em espaços com decoração contemporânea, existem vários modelos de molduras, com todos os formatos possíveis. Use a imaginação e busque ser crítico para harmonizar os espaços em sua residência”,disse Lara.

Os espelhos são, sem dúvida, um dos acessórios mais procurados na hora de repaginar um espaço ou simplesmente embelezá-lo. Duas das mais importantes funções do espelho na decoração são proporcionar a sensação de amplitude e permitir mais iluminação no ambiente. O maior desafio, em contrapartida, é a sua colocação de forma adequada, já que o objeto sempre vai refletir alguma coisa. Por isso, definir com cautela o ponto exato onde colocá-lo fará toda a diferença no projeto.Além da função decorativa, os espelhos sempre introduzem um toque de elegância e sofisticação ao cômodo, mesmo em imóveis pequenos. O uso do bom senso é fundamental na hora de escolher o tamanho, formato, cor da moldura (se houver) e localização, já que existe uma variedade imensa de possibilidades.