14/11/2019 as 15:42

CASAS E APARTAMENTOS

Fim de ano faz aumentar demanda por reformas

Segundo a arquiteta Jéssica Dórea a procura por reformas em fim de ano cresce bastante por conta das festividades.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A chegada das festas de fim de ano traz o desejo de muitos sergipanos para reformar ou fazer alguns reparos na casa e receber melhor os amigos e familiares. Por consequência, o segundo semestre se transforma em um dos períodos mais esperados por quem trabalha direta e indiretamente no setor da construção civil.  Os arquitetos também pegam carona na boa fase do período e para alguns o faturamento chega a dobrar, em decorrência da maior demanda por projetos de reforma e construção. 

Entre os meses de agosto e novembro, a procura por projetos começa a aumentar.  Segundo a arquiteta Jéssica Dórea a procura por reformas em fim de ano cresce bastante por conta das festividades. “Além do que em dezembro todo o mercado dá uma aquecida por conta do décimo terceiro salário”.

Para evitar dor de cabeça, Jéssica faz um alerta sobre riscos de atraso na obra. “Quem não quer correr risco de atraso de obra é bom se planejar um pouco antes de novembro e ter seu projeto entregue no tempo certo. E sempre contratar um profissional da arquitetura garantindo assim ambientes lindos e aconchegantes! ”, pontua.

Dentre os pedidos mais frequentes nos projetos estão a troca de papéis de parede, móveis, cortinas e revestimentos. Para atrair o cliente, os arquitetos e mestres de obras costumam visitar várias lojas de materiais de construção e decoração para apresentar pelo menos três opções de orçamento para o cliente. A reforma, geralmente é "grande" porque engloba desde a simples troca de uma porta de correr até a derrubada de um antigo banheiro da cozinha.  

Os gerentes de lojas de material de construção dizem que no último trimestre deste ano, o volume de vendas no estabelecimento deve ser pelo menos 10% maior ante o trimestre imediatamente anterior, que vai de julho a setembro. Especialmente dos produtos utilizados em pinturas (tintas, rolos, pincéis, etc.), trocas de piso (cerâmicas, argamassas, etc.) e revestimentos.  O segmento já sente um crescimento de vendas neste segundo semestre porque muitas pessoas melhoram a estética da casa para receber familiares que vêm de fora. E deixam reservas (financeiras) para isso, os itens comprados são normalmente utilizados para reformas específicas de banheiros e cozinhas.   Para justificar o crescimento nas vendas, alguns fatores que colaboram para a boa expectativa de vendas no segundo semestre, como a liberação do 13º salário e a própria melhora do mercado imobiliário sergipano.

| Reportagem: Nayana Araujo
| Foto: Divulgação