07/02/2020 as 12:17

Morar Bem

Cozinha colorida é tendência na decoração

Com novos materiais à disposição — que aliam funcionalidade e design —, o espaço tem ganhado cores e, sobretudo, personalidade.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Já passou o tempo em que a cozinha era o lugar branco e sem graça da casa. Com novos materiais à disposição — que aliam funcionalidade e design —, o espaço tem ganhado cores e, sobretudo, personalidade.

A arquiteta e urbanista Lara Borges tem notado que a cozinha hoje não tem sido mais um daqueles ambientes que muitos clientes dizem “quero simples e barata”. “Hoje os clientes estão cada dia mais trazendo personalidade a sua casa. Os donos da casa cada dia cozinham mais e utilizam esse espaço. Então a cozinha tem sido um ambiente que preocupa o dono da casa tanto quando se fala em beleza com em funcionalidade”, comentou a arquiteta


Ela lembra também que as pessoas hoje não querem mais aquela cozinha tradicional: revestimentos brancos e armários brancos. “Os clientes buscam cozinhas que digo que são “com personalidade”. Digo que a cozinha é o local preferido para muita gente, naquele ambiente elas criam memórias, tem uma questão de afeto. É um local para reunir a família, para confraternizar. Por isso, o desejo de dar vida a esse ambiente, na maioria das vezes, é saciado com cores quentes, que trazem essa sensação de conforto e afago”, explica.


As cores mais procuradas são nos tons de cinza pra preto e verde ou azul. As cozinhas de cores quentes como amarelo, vermelho e laranja não são muito indicadas para esse tipo de ambiente, pois torna o ambiente mais agitado. Para Lara Borges, as cores devem entrar na vida do cliente não por modismo, mas sim por querer.


Mas não necessariamente a opção é pelas cores chamativas. Existe hoje no mercado uma gama de tons que pode agradar a todo os tipos de proprietários. Para os mais discretos, azul-petróleo, verde-musgo ou amarelo-claro são os mais recomendados. E ainda para aqueles que ainda têm receio, a aplicação de um revestimento mais trabalhado pode ser um ótimo começo. Nesse momento, é bom ter a ajuda de um profissional na escolha do tom certo para dar a rejuvenescida que o ambiente pede.