27/08/2020 as 08:51

DIA DO CORRETOR

Corretores de Imóveis celebram data comemorativa

Em Sergipe são cerca de 3.400 profissionais ativos e que celebram no dia de hoje essa importante profissão.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Corretores de Imóveis celebram data comemorativaIlustração

No Brasil, somente o corretor de imóveis é autorizado a intermediar transações imobiliárias, segundo a lei 6.530/78 e Decreto 81.871/78, que regulamentam a profissão. Mas o que muitos não sabem é que, para ser um corretor, é preciso estudar, ter formação específica e um registro emitido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Hoje, dia 27 de agosto, é o dia em que se comemora a profissão. Em Sergipe são cerca de 3.400 profissionais ativos e que celebram no dia de hoje essa importante profissão.

O corretor José Anderson, presidente da Associação de Corretores de Sergipe, pontuou que o corretor de imóveis possui várias funções, dentre elas a realização do sonho da casa própria. “Para a intermediação de um imóvel ser um sucesso, é de extrema importância um profissional capacitado, ético, que conheça bem o empreendimento, suas qualidades, vantagens e melhorias que sejam necessárias para facilitar o acordo entre as partes, na compra, venda, permuta, locação e avaliação mercadológica”, explicou.

Além de conhecer a legislação dos imóveis, o corretor deve estar por dentro da documentação necessária, elaboração de contrato de promessa de compra e venda, acompanhamento dos processos de financiamento e até o registro no cartório. “Temos registrados até o momento aproximadamente 5.430 corretores inscritos, porém em média de uns 3.400 ativos”, disse.

Sobre o período de pandemia, os maiores problemas foram a incerteza de como seria o período. “A manutenção dos empregos, isolamento dos corretores que fazem parte do grupo de risco, a inovação na tecnologia, porém, a procura cresceu bastante aquecendo o mercado imobiliário”, revelou José Anderson, completando ainda que há dificuldade na fiscalização do trabalho devido ao efetivo e também por conta da legislação.

“Esperamos uma força tarefa com reportagem e parcerias entre o conselho e as polícias militares, civis e federal para tentamos diminuir os casos de contraventores. Mas gostaria de reforçar o pedido as pessoas que forem comprar ou vender um imóvel para procurarem um corretor credenciado e não porteiro, síndico ou qualquer outro que se passe como corretor”, deixa o alerta.

|Da equipe JC

||Foto: Ilustração