28/08/2020 as 09:13

MORAR BEM

Pequenas obras em casa podem deixar seu lar ainda mais aconchegante

Além de serem reformas simples, algumas delas podem ser feitas até sem o auxílio de profissionais especializados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pequenas obras em casa podem deixar seu lar ainda mais aconcheganteDivulgação

Seja um imóvel próprio ou alugado, térreo ou apartamento, casa grande ou apê compacto, não há lugar igual a nossa casa. É ali que temos o nosso recinto de descanso, onde podemos recarregar as energias e estar rodeado por móveis, decorações e outros itens escolhidos com tanto amor e carinho.

Porém, com o passar do tempo, não é raro começar a se sentir um pouco enjoado, em busca de mudanças para deixar o ambiente mais aconchegante, e quando pensamos nisso, é quase que instantâneo pensar em reformas.

Embora isso possa fazer com que nos lembremos de todo o trabalho que está envolvido em uma reforma de grandes proporções, engana-se quem pensa que apenas elas fazem a diferença em uma casa ou apartamento, já que pequenas obras também são muito bem-vindas!

Acredite: é possível mudar bastante o ambiente de uma maneira mais simples do que pode imaginar! Além de serem reformas simples, algumas delas podem ser feitas até sem o auxílio de pedreiros e outros profissionais especializados, o que comprova como são práticas!

Pintura das paredes

Essa é uma das mais clássicas, baratas e práticas que podem ser feitas em qualquer casa ou apartamento: a pintura, que ainda é uma oportunidade e tanto de reunir os amigos e a família para dividir o trabalho e multiplicar a velocidade e a alegria de um momento tão legal!

Basta escolher a tinta e comprar selador, rolos, pincéis, bandejas, fita crepe e uma lona ou plástico grande para proteger o solo, os móveis e eletrodomésticos e colocar a mão na massa – ou melhor, na tinta.

Embora não seja obrigatório, você pode aplicar massa corrida ou acrílica nas paredes, esperar secar, lixar, tirar o pó em excesso e só então pintar as paredes, o que resultará em um acabamento de muito mais qualidade.

Porém, se as condições da parede estiverem boas ou mesmo você quiser um resultado “rústico”, é possível aplicar somente um selador e depois a tinta por cima, o que tende a poupar bastante trabalho.

Jardim

O sentimento de vida e frescor trazido pelas plantas e flores é inigualável, e se você nunca o sentiu dentro da sua casa por não ter um ambiente especialmente preparado para isso, chegou a hora de mudar a situação com a montagem de um jardim.

Felizmente, o processo é bem simples. Você pode escolher aquele pedacinho da sua casa que não costuma ser usado, como os “bicos” em que as paredes externas se unem, para fazer um pequeno jardim.

Para isso, basta escolher o tamanho que você deseja e então construir um pequeno murinho para delimitar o jardim. Duas ou três camadas de tijolos ou de blocos assentados sobre o solo já costuma ser suficiente para isso.

Depois, o local deve ser preenchido com terra própria para jardinagem, Na loja, escolha as plantas e flores que você preferir e se informe sobre quais são os melhores compostos e adubos para que elas possam crescer com saúde e vitalidade.

Além de ser algo relativamente simples, você ainda terá a oportunidade de contar com uma das terapias mais antigas do mundo enquanto coloca as mãos na terra!

Mudança de lugar dos móveis

Pode ser que isso nem seja considerado uma reforma propriamente dita, mas é inegável que traz um ar totalmente renovado ao ambiente, mesmo sem comprar um único móvel novo.

Considere mudar a parede do rack, colocar o sofá em outro lugar da sala, trazer a mesa de centro para um local mais próximo ou trocar o lado do vaso de plantas de lugar. Mudanças simples já farão uma baita diferença.

Reformas em um único cômodo

Se a dica anterior não pode ser considerada uma obra, essa aqui pode, e com todas as letras. Para não ter tanto trabalho com a reforma da casa inteira, que tal se restringir a apenas um cômodo por vez?

A escolha pode ser feita por aquele em que você passa a maior parte do seu tempo, pelo que já está sem ser reformado pelo maior intervalo de tempo ou pelo que parece mais simples: tudo depende da sua escolha.

O trabalho aqui tende a ser maior e geralmente é necessário que você contrate um pedreiro e um ajudante, a menos que tenha o privilégio de contar com esses profissionais na sua família ou entre os amigos, mas o investimento tende a trazer um excelente resultado.

Quando a reforma tiver sido concluída, você pode dar um tempinho nas obras e, posteriormente, voltar a reformar outros cômodos. Com calma, o processo deve ser bem tranquilo e muito menos estressante!

Papel de parede

Outra alternativa que pode mudar totalmente a cara de um ambiente é a aplicação de papel de parede. Com uma infinidade de estampas, cores, acabamentos e estilos, opções não faltarão para personalizar cada pedacinho da sua casa.

Se estiver disposto a uma mudança mais significativa, a recomendação é aplicar o papel em várias paredes da casa. Caso busque por algo sutil (e barato), destaque apenas uma parede de cada cômodo e você verá como o resultado será bem bacana.

A aplicação costuma ser feita por profissionais, que conhecem as técnicas e práticas para facilitar o processo, mas você pode se arriscar a aplicar o papel de parede por conta própria. Há vários vídeos que mostram como o processo deve ser feito para que tudo corra bem.

Se quiser fazer sozinho ou com a ajuda de outras pessoas que não sejam aplicadores profissionais, tome muito cuidado para o papel não rasgar ou ficar torto!

Instalação de nichos

Voltando para as opções simples, que tal instalar novos nichos e prateleiras? Afinal de contas, não é apenas o espaço horizontal da sua casa que pode ser aproveitado, mas também o vertical.

Além de trazer uma aparência nova aos ambientes, você ainda ganha espaços para exibir enfeites, lembranças de viagens, livros e itens de colecionador. Tudo o que você precisará é uma furadeira, uma broca, buchas, parafusos e as prateleiras e nichos!

Uma dica importante é a de sempre usar um nível para ver se os nichos e prateleiras estão retos. Assim, você melhora ainda mais a aparência e evita que eles não tragam a estabilidade necessária para que os itens ali exibidos fiquem em seu devido lugar.

Pintura

Para fechar, vamos falar sobre algo de que já comentamos anteriormente, mas que aqui aparece em maiores proporções: a pintura de paredes externas ou de ambientes maiores, o que costuma dar bem mais trabalho.

A sugestão é de que você contrate um profissional para fazer o serviço, já que ele pode utilizar um bom compressor de ar para fazer com que a pintura seja concluída com agilidade e altíssima qualidade.

O uso de compressores demanda conhecimentos prévios, já que é importante saber como regular o equipamento e até mesmo quanto de água colocar na tinta para sua diluição, geralmente em maior proporção do que acontece quando ela é aplicada com rolos e pincéis.

Ao mesmo tempo em que você pode ter que gastar um pouco mais nesse tipo de pintura, ele costuma ficar pronto em uma parcela de tempo bem menor se comparado ao uso de rolos e pincéis, ou seja, é um processo que vale a pena, especialmente para ambientes difíceis de pintar ou áreas maiores.

Pequenas reformas, grandes melhorias

Como falamos anteriormente, não há lugar no mundo igual à nossa casa, e se ela estiver com a aparência e o estilo que desejamos, melhor ainda. Essas são apenas algumas dicas que você pode aplicar para renovar o ambiente e deixá-lo mais aconchegante e confortável para todos que moram ali.

|Da equipe JC/Com informações da Lopes Imobiliária

|Foto: Divulgação