25/09/2020 as 09:53

MORAR BEM

Pequenas reformas podem gerar grandes impactos na decoração

É possível fazer mudanças na cozinha, mesmo sem trocar os armários modulados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Quer fazer uma reforma em casa, porém de forma simples? Sim, isso é possível! Segundo a arquiteta Rebecca Dantas, pequenas reformas podem gerar um grande impacto visual na decoração de vários ambientes da sua casa. Na cozinha, por exemplo, a melhor forma de fazer isso, é inovar o backsplash, a área que fica entre os armários suspensos e a pia. “Pode pintar os azulejos com tinta apropriada, utilizar pastilhas adesivas ou papel contact como revestimento dos azulejos antigos e também trocar os metais da cozinha”, explica Rebecca.

Para os armários, uma opção excelente é trocar os puxadores antigos por um modelo mais moderno, o armário antigo vai ganhar muito mais charme com esse truque. “Agora, se quiser fazer uma mudança maior nos armários existentes, uma boa opção é pintá-los, você pode contratar um pintor ou fazer você mesmo o serviço. Outra ideia é trocar as lâminas deles ou envelopá-los com papel contact da cor da sua preferência. De qualquer forma, o custo é menor do que fazer novos armários.”, complementa a arquiteta.

Instalar prateleiras abertas que servem para expor os objetos decorativos como: livros de culinária, copos divertidos, louças bonitas e utensílios, é uma forma de decorar a cozinha com o que você já tem. Essas prateleiras podem ser instaladas tanto na parte do backsplash quanto em alguma parede que esteja livre, as prateleiras podem vir com uma cor diferente para dar destaque, um amadeirado para aquecer, ou dando continuidade aos armários existentes repetindo a estética, isso vai depender do estilo que quer trazer a esse novo ambiente. Essa opção vai trazer um novo visual para a cozinha, de forma simples e útil.

Rebecca ressalta que vale a pena investir também na iluminação, instalando fontes de luz embaixo dos armários superiores. “Uma opção é a fita de LED, já que não pesa tanto no orçamento e é fácil de instalar, além de valorizar os itens que estão em exposição abaixo e iluminar a área de trabalho na cozinha. Opte por luzes brancas quentes (as amarelas), para a parte decorativa. Você também pode fazer um rebaixamento de gesso e melhorar a iluminação, trocando a luz central e os pendentes de iluminação direta, caso tenha uma mesa ou uma bancada na cozinha”.

Para as paredes que não possuem revestimento, a arquiteta orienta mudar a cor, lembrando que a nova cor deve combinar com os móveis e com os utensílios da cozinha. “Você pode pintar também com tinta lousa, que está em tendência na decoração. Outra opção é fazer uma horta vertical, até mesmo nas menores cozinhas é possível aproveitar um pedaço da parede e utilizar vasinhos de temperos para essa criação, por exemplo,”. O verde natural das plantas muda todo o ambiente, além de lindo, é útil.

Por fim, a arquiteta Rebecca Dantas orienta trocar o piso antigo por réguas de PVC que imita a estética da madeira e pode ser instalado sobre o piso já existente. “Assim, além de fazer uma super mudança, diminui os custos e não precisa ter uma grande obra. Essas são algumas das opções que temos para reformar o espaço, mesmo já sendo uma cozinha modulada, sem gastos extraordinários e sem uma grande obra”. Colocando em prática algumas dessas dicas, já vai trazer um novo visual para o ambiente da sua cozinha!

|Por Nayana Araujo/Da equipe JC

||Foto: Divulgação