18/12/2020 as 07:21

MORAR BEM

Passo a passo para planejar uma reforma no seu imóvel

Para ter o prazer de ver o projeto pronto, é preciso organizar tudo com muita antecedência e cautela

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Passo a passo para planejar uma reforma no seu imóvelDivulgação

Reformar um imóvel é a preocupação primária de quem sonha com uma casa moderna e aconchegante. Aliás, quando se fala desse assunto, é comum notar a associação da obra com estresse e muita dor de cabeça.

No entanto, a reforma não precisa ser vista com um grande pesadelo. Por mais que o período traga algumas complicações no dia a dia, quando o resultado finalmente chega é uma felicidade só!

Porém, temos um detalhe importantíssimo: para ter o prazer de ver o projeto pronto, é preciso organizar tudo com muita antecedência e cautela.

Para reduzir ao máximo situações inesperadas e obter o melhor resultado possível, confira o passo a passo para planejar a sua reforma!

Defina o seu objetivo

Existem muitos motivos para planejar uma reforma: aumentar o valor de venda, valorizar o imóvel, ampliar os espaços, corrigir falhas estruturais, alterar a arquitetura ou promover mais conforto ao ambiente, e até mesmo objetivos mais específicos, como comprar ímã de neodímio para decoração. Por isso, o primeiro passo é criar um projeto de reforma.

A segunda etapa é seguir o seu projeto cuidadosamente. A maior causa de estresse imobiliário é quando o morador precisa liderar com imprevistos. Uma vez que o planejamento é respeitado, as chances de surgirem problemas é quase que 0.  

Estabeleça um orçamento

Se você acompanha os jornais diariamente deve ter visto algumas matérias falando sobre obras superfaturadas, não é mesmo? Ou seja, quando a construção gera mais custos do que realmente deveria.

Porém, a corrupção não é a causa principal para gastos desnecessários. Às vezes, o responsável pela obra, não distribui os recursos de forma moderada.

Portanto, mesmo que você esteja planejando alugar gera dor de energia, entre outros, não deixe de avaliar os preços dos materiais e, a mão de obra contratada.

Conheça as tendências

Pensar em uma reforma é uma ótima maneira de conhecer as novas tendências. Por isso, se a sua obra gira em torno de um imóvel mais antigo, não deixe de procurar um profissional e identificar o que pode ser modernizado.

Entretanto, você pode pensar em alguns modelos mais tradicionais que podem melhorar consideravelmente o visual do seu imóvel. Os modelos de portas e janelas, por exemplo, mudaram muito nos últimos anos. Por isso, avalie essa opção para o seu lar.

Crie um cronograma

Essa é uma maneira muito simples para seguir o planejamento da obra. O tempo passa muito rápido, por isso podemos nos perder quando não monitoramos o andamento das atividades.

Todas as etapas devem ser elaboradas em um cronograma, desde a pesquisa dos materiais até o prazo da reforma. Uma boa maneira para facilitar esse processo é quebrar as tarefas em partes. Por exemplo: Visitar as lojas de construção da cidade;

Visitar as lojas de construção do bairro e com parar os preços; Conversar com o vendedor e verificar as formas de pagamento; Verificar a data de entrega dos materiais. Dessa forma, o responsável garante a melhor compra possível e se livra de imprevistos, como chegar atrasado no trabalho para receber os materiais.

Priorize a infraestrutura

As manutenções durante a reforma auxiliam na infraestrutura do imóvel, além de aumentar o poder de valorização. Por isso, em uma reforma residencial, você deve priorizar as instalações elétricas, hidráulicas, verificar a instalação de um sensor de temperatura e umidade, e muito mais.

Além disso, essa medida evita o desperdício dos recursos durante o processo de reforma. Imagine perceber que o encanamento do imóvel está em más condições somente no final da obra?

Nesse sentido, seria necessário quebrar as paredes e analisar os tubos e conexões. Com isso, todo o dinheiro gasto com tinta e decoração acaba sendo jogado fora.

Está na hora de começar a planejar a reforma da sua casa, não é mesmo? Não esqueça da importância das etapas de um planejamento e garanta que tudo sairá conforme o esperado!

|Da equipe JC

||Foto: Divulgação