07/06/2021 as 12:07

EM CASA

Com as chuvas, população deve redobrar cuidados para evitar acidentes com rede elétrica

Nesse período, pode haver ocorrências por conta de fortes ventos, que lançam objetos e galhos de árvore sobre a rede elétrica

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A época de chuvas mais intensa em Sergipe teve início no mês de março e nesse período, pode haver ocorrências por conta de fortes ventos, que lançam objetos e galhos de árvore sobre a rede elétrica e pela alta concentração de descargas atmosféricas, por exemplo.

As descargas atmosféricas, popularmente chamadas de raios, podem causar prejuízos, como por exemplo, iniciar incêndios, danificar equipamentos ou até mesmo provocar a morte de pessoas e animais. Normalmente as descargas são atraídas por objetos metálicos, sistema de telefonia, antenas externas, redes de TV e internet. Vale alertar, que além dos raios, as chuvas desta época do ano são acompanhadas de fortes rajadas de ventos, o que traz um risco adicional a toda população. Os ventos podem lançar objetos sobre as redes de energia e provocar a queda de árvores e galhos sobre carros e casas. Diante desse cenário é preciso ficar atento.

Para enfrentar as emergências deste período do ano, um plano de contingência está disponível para a população. Este planejamento define as responsabilidades, de forma a orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias para que a empresa atue com agilidade diante das situações adversas como tempestades, queda de árvores, erosões, dentre outras situações que causam impactos ao sistema elétrico.

“A empresa conta com equipes treinadas e mobilizadas para atender a população em casos de interrupções de energia, além de recursos e equipamentos necessários para o enfrentamento dessas situações, garantindo o restabelecimento de energia o mais rápido possível com segurança e eficiência”, destaca Allyson Figueredo, Coordenador do Centro de Operação da Energisa.

Monitoramento do tempo

Uma ferramenta de Alerta de Situação Climática, denominada NetClima, está presente em todas as unidades da Energisa.  Ela realiza o monitoramento em tempo real de tempestades severas como chuvas intensas, rajadas de vento muito fortes, com abrangência nacional, o que possibilita às distribuidoras mobilizar suas equipes com antecedência para atender à população com mais agilidade.

Além do sistema de monitoramento, desenvolvido pelo Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o sistema elétrico conta também com equipamentos automatizados, que permitem manobras a distância, diretamente do Centro de Operação, garantindo mais agilidade na recomposição do sistema.

Investimentos em tecnologias e manutenção

Para amenizar os transtornos que o período chuvoso traz para os clientes, investimentos em tecnologia recompõem o sistema elétrico de forma automática, ou seja, com mais agilidade e segurança. “Com essas tecnologias, quando temos ocorrências durante chuvas, em algumas situações conseguimos manobrar de forma automática as cargas e realizar o restabelecimento do fornecimento de maneira mais ágil. Para isso, isolamos o defeito e reduzimos o número de clientes impactados. Ele lembra ainda que, nos casos de defeitos na rede elétrica provocados por postes derrubados, árvores caídas e cabos rompidos, o tempo de atendimento pode aumentar, por conta da complexidade da ocorrência”, explica o Coordenador.

Outra frente que minimiza os impactos da chuva é a manutenção constante das redes de distribuição. “Associado a essas ações, estamos sempre com as equipes em campo, fazendo o trabalho de manutenção com base no levantamento realizado durante a inspeção. Fazemos podas em árvores que estão em contato com os fios, limpeza de faixa, obras de ampliação, substituição de equipamentos, enfim, é um trabalho minucioso que prepara o sistema para o período de chuvas”, explica Allyson.

Orientações de segurança

Durante as tempestades, é importante que a população fique atenta para evitar acidentes domésticos com a rede elétrica. Confira as dicas:

Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;

Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;

Deixe para carregar o smartphone em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios;

Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;

Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;

Não utilize chuveiro (secador, chapinha etc);

Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;

Durante temporais, evite aglomerações;

Evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele;

Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;

Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;

Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;

E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.

Caso falte energia é recomendável que o consumidor entre em contato com a Energisa através do call center 0800 079 0196 ou canais digitais da concessionária, whatsApp (Gisa): (79) 98101-0715 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular). Importante ressaltar que são priorizados os atendimentos a hospitais e unidades de saúde e acidentes graves que provoquem maiores impactos na rede.