18/06/2021 as 09:29

SUSTENTABILIDADE

Dicas para aliar paletes de madeira à sua decoração

Os paletes de madeira podem compor com charme e elegância uma decoração sustentável

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nos últimos anos, muito vem sendo debatido sobre a importância de adotar práticas sustentáveis no dia a dia, como economizar recursos naturais e realizar o descarte de lixo eletrônico e de qualquer outra natureza em locais corretos.

Os paletes de madeira podem compor com charme e elegância uma decoração sustentável. Primeiro você repensa a necessidade de jogá-lo fora, o que consequentemente irá reduzir a quantidade de lixo. Em seguida, você o reforma e dá uma nova função para ele e, o que sobrar do processo, separa e destina para a reciclagem.

Mas afinal, você sabe o que pode ser criado com paletes de madeira? Fique atento à algumas dicas para aliá-los à decoração.

Painéis e racks

A criação de painéis e racks encabeçam a nossa lista de dicas por serem muitos comuns, especialmente o primeiro. Ao optar por criá-los com paletes de madeira, você garante um ar mais rústico sem perder a modernidade.

Sobre os painéis, é possível utilizá-los para muitas funções, como criar jardins verticais, suporte para televisão, painéis de fotos e até mesmo apenas para dar mais originalidade para uma área. Já as racks, permite guardar e dispor o que quiser, como itens decorativos, livros, porta-retratos, etc.

Mas tenha cautela: você precisa entender sua decoração e espaço para desenvolver painéis e racks de paletes de madeira. Um bom jeito de entender como isso funcionaria é pensando neles como a contratação de um serviço de aluguel de compressor.

Antes de realizar a negociação, é fundamental que o solicitante entenda as suas necessidades básicas e confira um modelo de equipamento que melhor é capaz de supri-las. O mesmo vale para a criação dos painéis e racks, que devem ser aptos para aguentar dispor os itens

Sofás

Que tal uma dica que pode ser replicada na sala de estar, varanda, áreas de lazer e até nos quartos e salas de brinquedo? Os sofás de paletes de madeira são extremamente versáteis e capazes de dar um ar totalmente novo para uma área.

Claro, é importante lembrar que o pallet é responsável apenas pela estrutura, que por sinal apresenta aberturas que permite guardar muitos itens, como revistas, e o que irá definir o conforto são as almofadas ou os colchões escolhidos.

Sobre esse tópico, é essencial destacar que as cores podem ser as mais distintas possíveis e os materiais de confecção pensados de forma estratégica, principalmente quando o móvel fica exposto à variações climáticas, como sol, chuva, ventanias, etc.

Lembre-se: você nunca irá colocar uma balança antropométrica na área externa, pois ela poderia enferrujar facilmente.

Camas

Ter uma cama box é o sonho de muitas pessoas, porém, a tradicionalidade nem sempre é bem-vinda em uma decoração. Por essa razão, você pode adquirir um colchão confortável e ter uma estrutura de paletes de madeira.

Além de garantir economia financeira, você também ganha espaço estratégico. Isso porque além de cama, ela pode servir como sapateira. Ah, e não esqueça que outros móveis do cômodo, como mesinha de cabeceira, estante e até o guarda-roupa também podem ser feitos com os produtos.

Foto: Divulgação